A Suécia não fica na Suíça e lá não se fala alemão

Parece brincadeira isso, mas até hoje tem gente que olha para mim e fala: ” Ah Maria, quando você voltar, traz um daqueles queijos famosos lá da Suiça? Sabe aqueles furadinhos? Ou um daqueles que parecem verdes… E chocolate também, se não for pedir demais…” Eu experimentei diferentes tipos de queijo quando estive na Suécia, acho mesmo que esse país pode ser tão famoso pelos seus queijos quanto a Suiça, mas, além de serem países europeus, com seus nomes começados em S, são países bem diferentes.

É verdade que eu não estive na Suiça, e que provavelmente a idéia que eu faço da Suiça é apenas a imagem que rola na mídia (os Alpes, neve, grandes bancos, mafiosos italianos e políticos brasileiros com muito dinheiro nos grandes bancos… ah! e o queijo furado) e eu não vi nada parecido na Suécia. Além dos muitos queijos que experimentei; a língua, o relevo, a moeda e as dimensões da Suécia são bem diferentes.

Hummm... não fica muito perto...

 Na Suiça, também se fala alemão. O também é porque além do alemão se fala francês, italiano e romanche. Talvez por isso muitas pessoas aqui pensam que suecos falam alemão, e quando a gente diz: não, na Suécia se fala sueco; respondem, ah! então é um tipo de alemão. Essa afirmação não deixa de ter um fundinho de razão, porque o sueco é uma língua germânica setentrional, e sofreu influência da língua alemã. Mas é só ouvir um pouco de sueco para você perceber como é diferente do alemão. Eu ouço alemão quase todo dia, já que na minha cidade tem muitos descendentes que gostam de falar alemão, e não tem nada haver. O sueco parece cantado.

Dizem que se apaixonar por tudo que existe de novo e diferente em outro país faz parte do choque cultural, e eu acho a língua sueca linda. As mulheres falando principalmente. Infelizmente isso não torna ela mais fácil. A gramática, particularmente, não faz sentido… e eu sou latina, e o sueco não é uma língua latina. Mas é legal, afinal é um desafio e eu não tenho inglês fluente. Na verdade, sempre achei inglês estranho e feio, é maravilhoso ter a oportunidade de aprender uma língua estrangeira bonita.

No mais, é importante aprender sueco para ter um emprego lá. Se você tá no mesmo barco, aí vão algumas dicas: a Elisa (que vai para Malmo) e a Paula (que mora em Estocolmo) fizeram um curso de sueco pela Folkuniversitetet. Mas tem curso grátis pela internet no Livemocha, e a Maíra também me contou do Rosetta Stone. Eu to fazendo de tudo um pouco e ouvindo rádio sueca. Enfim, é sempre difícil aprender uma língua nova quando não se pode praticar, mas aprender um número grande de palavras vai ajudar a se virar os primeiros dias (ou semanas).

Vi hörs!

P.S.: A Paula me lembrou uma coisa importante: quem vai para a Suécia pode se inscrever no SFI – Svenska för Invandrare (sueco para imigrantes) e no SAS – Svenska som Andra Språk (sueco como segunda língua), que são cursos grautitos de sueco, presentes em todos os municípios (segundo informações do site). As dicas anteriores são para os apressadinhos…

2 comentários sobre “A Suécia não fica na Suíça e lá não se fala alemão

  1. Eu fiz ingles e sueco a distancia na Folk…mas a maior parte do sueco foi no SFI (svenska för invandrare (suecos para imigrantes)) e SAS (svensk som andra språk (sueco como segunda lingua)), que é oferecido pelo governo sueco, gratuitamente, as estrangeiros que vem morar aqui, portanto vc terá direito assim que chegar, é só estar com seu “RG” sueco em mãos e “att börja!!!”

    Då… lycka till!!! Trevlig resa!!!! Och vi ses här!!!

    Puss o kram…

    Paula

  2. Pingback: A Suécia, os Suecos e a Língua « Uma Caipira na Suécia

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s