Lära dig Svenska

Estudo sueco todos os dias. E escuto todo o tempo. Acho que isso é bom, só não tenho segurança de que aquilo que eu faço sozinha está certo. Na verdade, eu não sou muito segura para me expressar fora do português, às vezes  até no português é difícil para mim falar. Haha, é eu sei. É ridículo uma tagarela dizer que não tem segurança para falar – mas é.

Eu tenho garimpado sites na internet e mais blogs, a procura de dicas gramaticais a respeito do sueco ou o que, qualquer coisa. E eu encontrei um blog lindo e maravilhoso – em sueco. Eu só não sei porque a pessoa (que eu não lembro nem o nome), teve o trabalho de colocar em português uma introdução para explicar o que nós (que estamos aprendendo essa língua – ou tentando) já sabemos: que a regra geral do idioma sueco é que todas as regras são mais como uma exceção do que um norte. Simplificando: você tem uma regra que se aplica a um pequeno conjunto de palavras ou frases, todo o mais você deve aprender caso a caso.

Entretanto, nem tudo está perdido. Eu tenho encontrado pessoas maravilhosas que me dão pequenas dicas que tem iluminado a minha experiência de aprendizado. Isso é fantástico (helt underbar), e por isso eu quero compartilhar. Eu fiquei na dúvida em escrever isso aqui no blog, porque eu sei pouquíssimo sueco e não fiz nada de escola ainda, então se alguém perceber que eu escrevi uma besteira grande, por favor corrija. Sempre que eu puder vou estar citando as referências.

Eu ainda não encontrei brasileiros e/ou brasileiras que tenham mudado a menos de um ano para Göteborg. Parece que todo mundo vai para Stockholm. Mas fiz algumas amizades e isso é fantástico. Dai que ganhei a dica de ir para um Språkcaféet, que é tipo um lugar para praticar línguas. Aqui em Göteborg eu sei de dois, um em Angered e outro no Centro. Os endereços são esses:

1.Centro
Esperantoplatsen 7 – 9
411 19 Göteborg, Suécia
Fone: 031-774 21 50
 
2.Angered
Kryddnejlikegatan 9,
424 53 Angered
 

Em Angered está aberto às quinta-feiras, das 17h30 às 19h.

Varsågod!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Lära dig Svenska

  1. Mulher… como sempre tu salvando a minha vida! Rs… eu achei um ordföljd no youtube, estava toda feliz que eu tinha entendido, quando… descubro outro papel que explicava de uma forma mais complicada, tomei na cabeça por não parar para entender esse raio do papel… vou ver se consigo fazer uma aula com a professora Åsa, mas se tu tiveres uma dica estou toda ouvidos! Parabéns pelo blog, mais uma vez!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s