A Suécia é melhor do que o Brasil?

O Anderson me perguntou isso dia desses e eu respondi de pronto: não. NÃOOO???!!

É, uai. O que é melhor: Corinthians ou Flamengo? Ter namorado ou ter rolos? Morar junto ou casar? Ter filhos ou não? Chocolate branco ou preto? Cada um vai dizer uma coisa… porque tem sua própria opinião. O Matheus mesmo, para a primeira questão respondeu Grêmio.

Enfim, a coisa é que eu não mudei para cá porque desgosto do Brasil. Eu amo o Brasil, adoro aquela região agrícola em que eu cresci e aquela cidadela onde o povo vem pra cidade de caminhoneta em dia de chuva e tudo fica cheio de barro… todo mundo se cumprimenta no mercado e quando você vai a farmácia o atendente conta para todo mundo que você comprou camisinha.

Eu estou gostando de morar na Suécia e no último post eu disse que gosto muito do serviço de saúde daqui, que é grátis. Assim como as escolas aqui são muito boas, e a pavimentação, e o transporte público (eu adoro andar de spårvagn, o trem elétrico dentro da cidade); a segurança, blá, blá, blá. Mas a cidade também tem problemas: nesta semana dois carros foram incendiados por jovens perto daqui e a adminsitração pública decidiu que vai remover 90 professores deste bairro.

É mas no Brasil… no Brasil tem um monte de gente honesta e trabalhadeira que passa a semana inteira ralando por aquele salário mínimo de miséria, e ainda acredita. E o Brasil tá crescendo e melhorando! A nossa praga é a administração pública com um monte de gente inepta que fica cagando na cabeça de quem faz alguma coisa e/ou desviando dinheiro público. E eu não to falando só de políticos e o seu bando com cargo político, o famoso CC, mas de funcionário público também. Eu trabalhei 5 anos em uma prefeitura e vi de perto como (não) funcionam as coisas.

E daí adentra aquela velha discussão de o quanto o brasileiro é politizado, e que a culpa é dos nordestinos, porque não é o povo que pensa que elege o presidente da república… É, vai ver por isso São Paulo, Rio de Janeiro e as capitais do sul do Brasil são cidades modelo de qualidade no mundo… top de linha. Eu trabalhei com democracia participativa no SUL do Brasil e tinha que implorar para o povo participar. É mesmo tudo culpa dos nordestinos!

A questão não é gostar ou desgostar do Lula, ou da Dilma. Tem gente que gosta, assim como tem quem gosta de ver gente acidentada na internet, tem quem gosta de sofrer e é masoquista, tem quem gosta do Maradona e tem quem curte o Justin Bieber (é assim que se escreve??). A coisa é acreditar no potencial do Brasil.

Parece discurso político, mas não é. Eu gosto do Brasil. E acredito nele…

Anúncios

3 comentários sobre “A Suécia é melhor do que o Brasil?

  1. Amei seu texto! Faz tempo que você escreveu e talvez nem veja meu comentário! Sou de Fortaleza-CE. Assim como você também acredito no potencial do nosso país.

  2. Oi Aline!
    Vi seu comentário ontem, mas ando meio com preguiça de escrever… dá para ver pelo blog! haha! Bem vinda ao blog! Mas é isso, eu não saí do Brasil por desgosto e por isso mesmo acho importante ressaltar que existe sim um outro lado, o lado das pessoas que amam o Brasil mesmo estando fora. A gente vai crescer mais ainda, já estamos deixando os portugueses de olho em nós… depois disso é só vencer a corrupção!
    Abraços!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s