SFI – Svenska för Invandrare

Essa semana eu fui para a escola: finalmente comecei o temido e esperado SFI. É fácil, e não é. A primeira impressão que tenho é que será um pena que terei aula apenas por três semanas antes das férias de verão. O Joel terminou a universidade (para este semestre) e eu to começando o curso – até 16 de junho apenas.

A coisa mais engraçada é que o nome da minha professora é… Maria. Eu descobri que na Suécia Maria é o nome mais comum entre mulheres, como no Brasil. Claro que Maria é um nome maravilhoso, por causa disso ele é top em vários países do mundo!

A minha turma tem apenas uma sueca (que é claro é a professora); tem húngaros; um bósnio; um letão; um italiano (seminarista); um croata; um cara do Kosovo (como se chama quem nasce lá??); iraquianos; iranianos; um somáli; persas; e, (acho que foi todo mundo) uma colombiana. Eu queria falar com ela mas a guria não me dá moral…

Os húngaros são todos homens e já formaram o seu clube do bolinha. Somos apenas cinco mulheres na turma e eu converso bastante com uma iraquiana. Ela chama Ahlam, é super miudinha (quem me conhece sabe que eu sou uma versão compacta, mas ela dá no meu ombro!), extremamente tagarela e muito simpática. Ela provavelmente é islâmica mas não usa aquele véu ou burca – o que me deixa confortável; e se mudou para a Suécia para ter um bebê – o que me faz pensar que ela é uma refugiada. Quando na minha vida eu imaginaria estudar sueco com uma iraquiana? A vida é uma caixinha de surpresas, como já sabiam os Melhores do Mundo.

O que eu mais gosto é que a Maria é divertida. Eu imaginei que teria um professor meio sisudo nos moldes do Professor Snape de Harry Potter (abram o livro na página …); muito fechado e um tanto quanto amedrontador. Ela é amável e engraçada.

Eu tenho tido um pouco de repetição nestes primeiros dias. Estou revendo todas as coisas que estudei sozinha. Bom porque eu recebo dicas valiosas… como treinar as vogais do sueco, e sua pronúncia longa ou curta. Essa é a principal causa porque o sueco parece cantado.

Então, para quem está no mesmo barco, eu tenho arquivos de áudio com o alfabeto sueco (que eu faço muito gosto em mandar por e-mail uma vez que porque eu não posso dispor o download aqui). Ou, apenas vou escrever como parece para mim, como eu diria que é em português (se quiser tente treinar): para o i, use a boca aberta, para y, faça biquinho. O e é e mesmo. Diga a como ó; o como u, u como iu. E por fim, å é ô, ä é é e ö é complicado. Mas sabe aquele barulho que a gente faz quando quer dizer que uma coisa é nojenta e vai vomitar? Tente fazer o argh! com a boca como um o acentuando um é.

Förstår du? Inte jag.

Anúncios

3 comentários sobre “SFI – Svenska för Invandrare

  1. Aêee! Voltei das férias, tô aqui atualizando a leitura dos blogs :)

    Menina, as coisas tão indo tão rápido pra tu! Me conta mais do SFI! Teve que fazer aquele teste de nivelamento? Ficasse em qual nível? e tem livro? tem tarefa? tem aula todo dia?! Os outros alunos chegaram agora na Suécia também ou tem gente que já mora faz tempo, mas nunca aprendeu a língua?

    Nossa, tô tão ansiosa! 13 de julho parece que não chega nunca! hahaha

    Beijos :*

  2. Alô Maíra! Bem vinda de volta!!! kkkk…

    Ansiedade você vai ter na semana antes, dai sim guria, vai ficar louca!!
    Gostei muito das suas perguntas, dai que resolvi escrever outro post para explicar tudo…

    Mas, resumindo: não fiz teste de nivelamento e to no C, não recebi um livro, tem muita gente que mora aqui há mais de um ano e começou o SFI agora, tem aula de segunda a quinta, com uns horários loucos…

    Eu tava com medo do SFI, porque muita gente me disse que era ruim. Tive só três dias de aula, mas eu gostei até agora… vamos ver adiante o que vai ser!

    Beijos!

  3. Oie!!!
    Sei que estou escrevendo um comentário em um post super antigo, mas é que ando pescando várias coisas aqui no seu blog, que é simplesmente DE-MAIS de engraçado, diveryido, show, útil para quem quer conhecer a vida na Suécia e tantas outras coisas interessantes!
    Rachei de rir com a explicação de como pronunciar as vogais em sueco! De fato, são muito complicadas, fora a combinação com outras letras do alfabeto!
    Eu achei na internet 2 livros: um de sueco mesmo (como aqueles de escola, porém como é 100% em sueco fica meio complicado de aprender do zero mas… vamos lá!) e um de gramática sueca em inglês – o que é interessante porque fica mais fácil do que pegar um livro como o que mencionei anteriormente – 100% em sueco.. =S).
    Mas enfim… quero e preciso muito aprender essa lingua e, se vc tiver algum material em áudio que me possa ajudar com a pronúncia e caso haja material escrito mesmo, te agradeceria muito se pudesse me enviar!

    Obrigada mesmo! =)

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s