Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #01

Não está sendo fácil atualizar o blog essas duas últimas semanas. Isso pode soar como desculpa, e é em certa medida, mas a questão é minha desorganização… já que idéias não faltam e tenho vivido uma série de coisas “novas” que eu quero compartilhar com os meus queridos leitores – hahahaha que esquisito escrever isso! Não parece aquelas coisas de programas antigos de rádio e Tv? Pensando em todas as coisas inéditas que tenho experimentado – e não – decidi inaugurar uma nova categoria com o nome de “Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca”. Porque simplesmente toda a experiência é subjetiva e alguma coisa que eu sinto como super pode parecer imensamente aborrecida a outrem…

Eis uma caipira em frente ao Posseidon, estátua famosa situada no fim da Aveny.

Deixando o blá blá, e como esse é um post de introdução, vou contar um pouquinho da minha cidade: Göteborg em sueco (fala mais ou menos como Iótebóri – engraçado não?), Gothemburg em inglês, alemão e neerlandês – que língua é essa? – e Gotemburgo para nós brazucas. Göteborg é a segunda maior cidade sueca, com o maior porto marítimo do país, cerca de meio milhão de habitantes ou 900 mil, se contar toda a área metropolitana. A Suécia tem cerca de 9 milhões de habitantes, o que significa que praticamente 10% da população sueca vive aqui.

Eu fico pasma quando eu penso que saí de uma cidade de 3 mil habitantes para uma cidade 300 vezes maior. Mas Göteborg é uma cidade linda, muito limpa na maioria dos bairros que eu visitei e extremamente tranquila para o porte. Tem congestionamento, mas eu não tenho carro e não sofro com isso – gente é fantástico andar de spårvagn (=trem elétrico ou bonde) lá pelas 4 horas da tarde, e ver todo o povo dentro dos carros andando a menos de 10km por hora enquanto a gente só passa… A criminalidade é baixa, a cidade não parece um amontoado de arranha céus, o comércio não funciona 24horas por dia, tem um céu azul lindo – quando temos sol, tem muitos parques e áreas arborizadas, tem um canal e rio no meio da cidade que fica à beira do mar (é né, tem o porto!), os bairros são distantes e espalhados…

Eu amo a cidade.

Järntorget

Uma vista do lado de lá da Aveny!

Mas eu moro em um bairro que fica “fora de Göteborg” – 14 minutos de spårvagn, chamado Angered. Esse bairro foi construído pelo “governo” na década 60 ou 70 (fonte Joel Abrahamsson) e como era barato morar aqui o governo mesmo foi depositando os estrangeiros que chegavam na cidade (porque principalmente refugiados tem ajuda do governo, uma espécie de bolsa família, que paga o apartamento também). Angered tem uma série de sub-bairros, e eu moro em um com cerca de 7500 pessoas – mais do que na minha antiga cidade!! Hahahaha…

Hammarkullen – morro do martelo – é extremamente diferente do resto de Göteborg: o estilo das casas, a “cor” das pessoas, o movimento, a limpeza das ruas, o estilo das lojas… como aqui vive uma grande concentração de somális, existe barbearia que apenas “homens” podem frequentar e  salão de beleza para as mulheres, por exemplo. Eu vejo muçulmanos todos os dias. E tem lojinhas árabes. E o melhor kebab – mais barato também – de Göteborg.

Hammarkullen - meu bairro...

Carolina e eu!

Apesar de Hammarkullen estar há cerca de 20km do centro de Göteborg é muito prático ir para lá. Eu sempre gostei de tomar o spårvagn para dar uma volta por lá, só para caminhar e olhar o movimeto – gente de cidade pequena, sabe como é, adora um movimento! A impressão mais forte que tenho é que vim parar no meio de uma aldeia global: tem gente de todas as tribos, raças, credos, religiões… eu encontro angolanos e portugueses no trem, já topei com brasileiros no mercado – aquela coisa do oi! eu ouvi você falar português… você é brasileiro? – ouço espanhol todo os dias, ou árabe; eu vejo uma jovem mãe com milhares de tatuagens e piercings pelo corpo passeando com a criança pelo parque; eu vejo punks ou aquele tipo que parece rock’n’roll ao extremo – todo de preto, com botas estilo militar e acessórios de correntes do tipo que você usaria  para prender um pitbull; pessoas tocando violão ou algo do gênero por alguns trocados; idosos andando de mãos dadas; idosos sozinhos; um carinha com cabelo black power ou uma mocinha careca ou de moicano…

No começo eu fique um tanto quanto assustada e/ou mais ou menos assim como criança, apontando o dedo para tudo e enlouquecendo o Joel com perguntas e com olha! Você viu o povo que saiu do Matrix entrar no spårvagn? Pode cachorro no trem? Como funciona? Blá blá blá… eu gostaria de dizer que já acostumei, que é lugar comum, mas felizmente eu acho que não…

A única coisa que não vi por aqui é outro caipira. Aliás, dessa leva de gente só vejo eu mesma todo dia no espelho, ou no vidro do trem quando me sinto maravilhada por qualquer coisa mais ou menos normal que me é tão singular por causa de onde cresci…

Anúncios

6 comentários sobre “Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #01

  1. Maria,
    Adorei conhecer um pouco mais sobre Iétebóri! rs…
    Tbm achei muito estranho quando escutei pela primeira vez!
    bjs

  2. Oi Mari!

    HahahahAHaha… eu sempre fico na dúvida quando penso em escrever coisas assim, afinal, tem todas as informações na internet… é so googlar, como dizem os suecos. Mas nunca se sabe, não é? Talvez sirva ao menos para dar uma idéia…

    Beijos

  3. Meu Deus que lindo o bairro que você mora! Queria morar lá rarara! Adoro seu blog, não pare de escrever! Abraços.

  4. Oi Milena!
    Bem vinda ao blog!
    Legal né? Totalmente diferente de onde eu morei, e é mais bonito e charmoso ainda no verão, quando tem um monte de crianças correndo e gritando para lá e para cá. Se bem que no inverno também fica legal, quando tudo é branquinho por causa da neve!

  5. Moro em göterborg é muito lindo aqui säö poucas brasileiras que conheso que säö legais acordo com uma vista linda do slottsskogen = significa a floresta do castelo. caminhar e ver os animais é muito bom.

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s