Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #04

A Ana sempre me xingou que eu não dava bola para a moda e muitas vezes ela foi curta e grossa afirmando que eu me visto mal. Nunca dei bola. Mas às vezes o que sinto quando saio com o Joel como é que eu vesti alguma coisa errada, primeiro porque às vezes eu passo frio pacas e segundo porque eu sempre pareço o ET da festa.

A moda sueca é meio anos 60. Não, não estou me referindo ao estilo e sim a cor: parece que você tá vendo um filme em preto e branco. Tá bom, pode incluir marrom e todas as cores sóbrias, mas é fato de que ninguém sai muito colorido e que a predominância aqui é o preto. Esses dias eu estava ouvindo um programa chamado “Ring P1” (Ligue para P1) numa rádio popular que deixa um espaço aberto para que as pessoas comentem algo que acreditam ser importante e um cidadão de Stockholm ligou pedindo para que as pessoas parem de usar preto. “É tão formal, como se todos estivessem em um enterro. Podemos ter um inverno mais colorido”, ele falou (ou alguma coisa como isso – foi o que entendi). Blá blá blá, achei super interessante que não são apenas os imigrantes que pensam que é estranho ter um visual negro constantemente.

Enfim, não me animo muito a fazer compras devido a falta de variedade de cores “quentes” e porque eu ainda não aprendi, em 6 meses, a me vestir em “camadas”. Acho essa expressão muito legal e quem usou ela comigo a primeira vez foi a Helena. Eu não entendi o “vestir-se em camadas”, e acho que só vendo mesmo para ter uma ideia, mas o princípio é colocar um monte de roupas no corpo. Primeiro vai um top, daí uma camisetinha mais comprida, daí um casaco tipo mais largo e uma jaqueta ou outro casaco maior ainda. Parece ridícula a descrição não é? Na minha humilde opinião, o resultado é mesmo estranho: calça de moleton vai com jaqueta de couro e bota numa boa, mas usa um vestido colorido e todo mundo te olha como se…

Ainda assim algumas coisas eu não poderia deixar para trás, como o casaco de inverno (que eu ganhei da família do Joel – Tack Per, Florence och Fredy), botas de borracha e uma touca – porque perdi a minha no spårvagn; sorte que a cabeça… Ainda falta a bota  ou sapato de neve, mas como ainda não temos temperaturas negativas (fica nos 10 graus C a média) e neve, vai de boa com tênis mesmo. Comprei um super casaco na sexta, a prova de água, vento, tempestade de neve, incêndio, ataques terroristas, fenômenos sobrenaturais e extra terrestres – mesmo porque agora eu não vou mais parecer tão estranha… Ok, de fato o casaco é a prova d’água do tanto que eu posso rolar na neve e ainda ser feliz e quentinha.

Acho que essa é uma coisa para a qual eu nunca prestei atenção antes e é tão óbvia: manter-se seco é importante para manter-se quente. E chove pacas nessa Suécia de meu Deus, tanto que até com as botas de borracha acabei me molhando esses dias. Eu comprei botas azuis, mas aqui você encontra de todas as cores – e até de flores, aquelas botas de borracha mesmo, no estilo que o colono usa para trabalhar com porcos e galinhas e vacas… – e é caro, porque todo mundo precisa e quer e porque é moda. Sim, é moda ter botas coloridas. Alguém, enfim, ouviu o cara de Stockholm!

O problema maior de todos são as calcinhas suecas. Eu estou sobrevivendo com o que trouxe do Brasil (eu comprei um monte porque sabia que era estranho aqui), mas tem dias que eu fico decepcionada de não poder comprar essa coisinha tão imensamente necessária na vida de uma mulher. Calcinha bonita dá um gás novo na gente, é antidepressiva! Pelo menos para mim. A questão é que gosto de calcinhas confortáveis. E as lojas suecas oferecem duas opções: o modelo fio cheiroso ou a calçola da vovó. Não há – que eu tenha visto – um meio termo. Nem existe aquele fio dental com um pouco de pano, só aquele sem pano nenhum atrás! Certo, mas quem precisa de calcinhas quando tem um casaco grande, novo, vermelho e quente? Brincadeira, eu preciso!

Que venha a neve!!!

Anúncios

8 comentários sobre “Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #04

  1. Showwww!!!! Enquanto lia, fiquei imaginando vc rolando na neve, com o super casaco e botas com aquelas montagens coloridas psicodélicas da década de 60 kkkkkkkkkkkkkkk Muito legal!! Bjs, Maria e continue nos atualizando com suas peripécias!! Bjs

  2. Oi Pati!

    Fico imensamente feliz de saber que você também vai comigo nessa jornada meio louca… hehe. Quem sabe a gente aparece por ai em 201…
    Beijos!

  3. Oi!
    Entendo totalmente. Quando cheguei vestia muitas coisas (até hoje visto). O negócio é bem o que tu falou, tipo colocar uma blusa justinha, depois uma blusa de manga, depois um blusão fininho, depois o casaco, etc…Me sinto um bolo de noiva caminhando e odeio! Mas com o frio daqui tem que ser assim.
    Até esse ano falava que preferia me sentir feia e quentinha que bonita com frio, pois minhas botas são muuuuuuuuuuito feias! Mas finalmente nessa semana abri a mão e comprei uma bota muito fofa e bem quentinha! Viva!
    Beijo e boa sorte aí,
    Marília
    P.S Calcinhas na Europa não dá!! Sempre trago do Brasil, não tenho coragem de comprar sequer uma só!

  4. oi querida irmãããããã!!! Que saudades de vc !!!!olha andei lendo e pensando…. posso te mandar umas calcinhas pelo correio …. são leves ( ai não deve custar caro por simples remessa) e agora q a greve acabou, não deve demorar muito a chegar ai…quem sabe antes do verão vc já possa estar desfilando com elas …vai querer uma da moda ou uma pra combinar com o casaco?
    brincadeira! bjos te amo!!!

    Ps.: a oferta das calcinhas segue a mesma condição dos cremes para cabelo, só serão realizadas por permuta em chocolate!
    huashdahfudsa
    bjoooooo saudades!

  5. Oi dona caipira! Estou passando aqui para fazer uma visitinha.. Eu morei dois anos na Suecia (em Narnia, tambem conhecido como Umea.. haha), mas agora encontro-me em um lugar mais quentinho, na Belgica.. Gosto de ler sobre outras experiencias na terra gelada… =)

    Meu Maridon eh de uma cidadezinha no Parana.. Tenho otimas experiencias com voces, parananeses.. =)

    Eu gosto da moda sueca…. nao acho assim tao preta e branca… Na verdade, eu gosto de cores assim… Mas tudo com um casacao vermelho por cima, verde…. luxo! risos..

    Hej da!

  6. Maria, td bem?

    Ah essas camadas…vai se preparando para levar alguns minutos até sair de casa. Eu tbm me sinto uma estranha cheia de roupas…mas como disseram, prefiro ficar quente do que passar frio. E a moda sueca é meio estranha mesmo; calca de moleton com casaco…coisa estranha! e aquele frio de -30 e as doidas de saia e juro q não sei q tipo de meia calca que usam…O primeiro inverno me sentia mal com meu casacão (igual ao do meu marido), já no segundo, mandei tudo à m%¤da e prefiri ficar quentinha. Até aquelas calcas próprias de neve, enormes com ziper na lateral eu usei…não estava nem ai.

    Uma coisa que é muito bom e prático (e faz diminuir as camadas) são as segundas peles…sempre vendem em lojas de esporte. Elas são mais leves, não são bonitas não…mas pra rolar na neve e se for ficar algum tempo ao ar livre, será bem melhor. Dica: cuidado com qualquer espaco aberto (gola, manga, barra da calca) que possa entrar neve pela roupa…..!!!! é muuuito ruim quando isso acontece, rs. Outra coisa: tenha uma luva impermeável, vc vai querer mexer na neve, rs…

    De resto, aproveite da melhor forma…lembre-se: escuridão? muito jantar a luz de velas!!!!

    beijos

    ps: de cada 10 pessoas na academia, 8 estão vestidos de preto da cabeca aos pés!!!

  7. Pingback: Troca da Guarda e passeio de metrô « Mundo da Mari

  8. Rindo muito com as calcinhas, foi uma das minhas preocupações a fazer as malas. Porém, contei e achei que dava, mas agora lendo isso, acho melhor comprar algumas …não dá pra imaginar uma mulher que não possa comprar calcinhas onde mora.
    Beijos

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s