Quê?

Hej Maria Helena Freitas!
Såg att du hade besökt Arbetsförmedlingen och frågat om yrkessvenska. Eftersom
du har arbete både som lokalvårdare och personlig assistent så kan du inte få
gå kurser genom Arbetsförmedlingen. Eftersom du nu arbetar deltid så kommer du
att få en annan handläggare som heter Britt-Marie Myrberg Du måste höra av dig
om du arbetar heltid eller om timmarna blir mindre än 8 timmar/ vecka. Du kan
alltid ringa till Kundtjänst 0771-416 416.
Hälsningar
Ingela Diaw

Arbetsförmedlingen não funciona. Aliás, aqui vai uma dica para quem vem para a Suécia: não espere nada do Arbetsförmedlingen. Porque quando você chega deve se registrar e etc, e eles te apresentam uma série de programas para ajudar o imigrante a ter um emprego e paparico e bico de pato, mas sabe o quê? Você não recebe nada.

Eu tive um encontro com uma tradutora logo que me inscrevi no A e de todas as coisas que me disseram eu gravei principalmente duas: 1) o A oferece um incentivo as empresas que empregam imigrantes pagando até 80% do valor do salário e 2) que eu poderia fazer um curso para melhorar o sueco (aprender palavras relativas) dentro da área em que estivesse trabalhando.

Primeiro, que as empresas para quem eu trabalho não recebem incentivo nenhum porque eu tenho dois trabalhos e porque eu tenho que dizer ao Arbetsförmedlingen que eu vou trabalhar em tal lugar e eles tem que aprovar o emprego. Isso pode demorar um mês, no qual eu não posso trabalhar. Então passei por cima do incentivo, afinal o que eu queria era trabalhar mesmo.

Segundo, eu fui ao A – porque é imensamente difícil conversar com alguém de lá, eu tenho uma handläggare que não atende o telefone e não responde e-mails a menos que o título seja URGENT!!!! – e pedi o curso para melhorar o sueco aprendendo palavras dentro da área de assistência pessoal, já que fico meio perdida quando as pessoas não conversam sobre coisas do cotidiano, imagina como é quando a conversa é sobre paralisia cerebral, deficiência física ou restrição mental, termos médicos relacionados e tudo o mais – como cadeiras de rodas e aparatos afins. A resposta, que está no início do post é que eu não posso fazer o curso porque eu já trabalho!

Eu não trabalho 40h na semana (heltid), trabalho por hora como faxineira e algumas semanas eu nem tenho 20h de trabalho com isso. Trabalho com assistência pessoal para complementar a carga horária e porque aprendo mais sueco, porque o trabalho é melhor etc. Mas eles não entendem assim, entendem apenas que eu já to trabalhando então não importa o que eu faço, para o Arbetsförmedlingen a única ambição de um estrangeiro é ter um emprego, crescer profissionalmente deve ser privilégio de sueco.

Eu fico puta da cara nervosa ao extremo, frustrada e decepcionada porque eu não to encostada no governo vivendo de social ou o que, to me esforçando para aprender sueco e construir alguma coisa aqui. Mas o que parece é que só tem benefícios quem está justamente fazendo o contrário, quem tá aqui parado sem trabalhar e frequentando o SFI há anos.

Pelo menos vou ter outra handläggare, quem sabe eu consigo que alguém fale comigo ao telefone ao menos…

5 comentários sobre “Quê?

  1. O Abertsförmedlingen é uma porcaria mesmo. Quando fiquei 6 meses desempregado eles não ajudaram em nada, e sempre me sentia mal quando ia lá porque me tratavam como se eu fosse um retardado só porque eu não falava sueco.

    Curtir

  2. Oi Leonardo!

    Bem vindo ao blog!

    Pois é, dizer o que se até mesmo os suecos não põe fé no A?
    A coisa que mais me irrita é o fato de eles fazerem propaganda de coisas pela metade, porque quando a gente reclama eles dizem que não procuramos a informação correta. Ou seja, você não entendeu nada porque é imigrante!

    Abraço

    Curtir

  3. E eu trabalho com desenvolvimento de software e tenho mais de 10 anos de experiência e o pessoal do Arbetsförmedlingen nunca me intermediou com nenhuma empresa da área, apenas empresas de lanchonete e coisas assim para trabalhar em limpeza ou alguma outra coisa. Hilário, se não fosse triste.

    Mas… eu mesmo estava correndo atrás, mandando currículos e marcando várias entrevistas. Acabei sendo contratado por uma empresa de software para telecomunicações na Dinamarca e ainda estou aqui depois de 2 anos. Se fosse pelo Abertsf. eu estava até hoje procurando.

    Curtir

  4. Olá,

    Percebo que o A não funciona na prática,meu namorado e cunhada também reclamam dos serviços prestados por eles,pois não ajuda quase nada quem está a procura de um emprego.
    Algumas brasileiras também já reclamaram da desorganização do SFI, como está sendo sua experiência quanto a isso?

    Abraços Joseane

    Curtir

  5. Hej Jose!

    Eles são lentos, mas eu tive boas professoras até agora. A questão é que o SFI é só para você aprender o sueco do dia a dia. Então não venha com muitas expectativas, e se quiser aprender mesmo a língua, tem que ralar bastante sozinha.

    Beijos!

    Curtir

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s