Tchau SFI… Oi SAS!

Terminei o SFI. E… bom, nada que quem já mora aqui não saiba: SFI é uma introdução, eu posso me virar sozinha o suficiente para não ter de levar o Joel para todos os cantos; mas o dicionário… agora é que eu comecei mesmo a usar, porque posso entender quase toda uma frase menos algumas palavras, e não o contrário como é o comum do início – daí todo mundo sabe que dicionário serve para nada, porque procurar 20 palavras diferentes até conseguir pescar o significado do texto, ninguém merece!

Mas a independência ainda é  capítulo que vai ficar muito mais a frente nessa aventura. Agora é ler mais para expandir o vocabulário – eu acho esse o caminho mais curto – e começar o SAS. Esse é o curso que vai me dar mesmo o ó do borogodó no sueco – ou eu espero né…

Eu vou pedir o bônus do SFI, e a coisa é mais simples do que eu pensava. Eu fui ao VUF – eu não lembro o significado da sigla mas é uma coisa com educação de adultos e tem em todas as cidades – e lá eles entregaram um formulário que pede as mesmas informações que eles solicitam em todo o lugar (personnumner, nome, endereço, telefone) mais o número da conta bancária. Ademais, precisa anexar a cópia da permissão de residência e um personbevis (número 120) que você consegue na Skatteverket. O resultado da prova a escola envia direto para o VUF, então você não precisa mostrar nenhum papel que diga que você foi aprovado na prova nacional do SFI – ao menos não em Göteborg.

Eu fiquei stressada quando fui buscar o bônus porque na página do SFI na internet diz que você tem direito ao bônus assim que termina o módulo B, C ou D do curso, podendo receber 6 mil, 8 mil ou 12 mil coroas, respectivamente. Eu terminei o C em setembro, mas eles me disseram que eu não tinha direito até terminar o D. Pode ser que cada município tenha o direito de administrar o bônus como bem quiser, e que as regras sejam diferentes em Göteborg. Mas enfim, eu já tinha me decepcionado grandão com o Arbestförmdlingen mais ou menos na mesma semana, então deixei pra lá, também porque eu sabia que eu iria fazer a prova do D em novembro. Mas ainda desconfio que eles agiram de má fé comigo.

Fiz a prova e fui aprovada então agora não tem choro nem vela. Se Deus quiser…

Anúncios

3 comentários sobre “Tchau SFI… Oi SAS!

  1. Oi !
    Adorei ler o seu blog vc escreve de uma forma que eu consigo escutar vc falando, e isso é muito legal :)
    Cheguei aqui por que estou lendo um pouco sobre a vida dos brazucas na Suécia, estou terminando a minha graduação e penso em fazer mestrado por ai…

    Foi um prazer te encontrar, vou passar por aqui com frequência :)

    Parabéns pelo seu progresso no no suéco, sei que não é facil (tentei aprender alguma coisa no live mocha) mas é um charme e logo logo vc vai estar mandando bem !!!

    boa semana, bjs

  2. Oi Monica!

    Bem vinda ao blog!!
    Você tem a lista do blog de brasileiros que moram na Suécia?
    Eu tenho alguns deles relacionados na minha página, mas se você quiser conhecer todos visite o site Mundo Pequeno. Acho bem legal porque lá você encontra blogs de brasileiros pelo mundo todo, quem sabe você acaba escolhendo um destino para seu mestrado por aí?

    Beijos!

  3. Eu te achei justamente no mundo pequeno, hahaha, eu acompanho varios blogs de la realmente é ótimo!
    Estou pesquisando justamente para me ajudar a escolher para onde eu quero ir.
    valeu pela dica !
    Estou escrevendo um blog sobre o EUA (onde estou no momento) assim que eu postar direitinho eu te mando o link.

    bjusss

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s