God Jul

Sábado eu tava no telefone com minha irmã mais velha e falamos um pouco sobre Natal. Tá tudo decorado com motivos natalinos desde o início de novembro – o que me deixa bem feliz porque a escuridão quase parece legal – mas para mim não é Natal: tá tão frio e é tão estranho tudo, para todo lado propagandas como “Compre antecipadamente o seu presente de Natal”, ou “Envie um presente de Natal para quem realmente precisa”; “Dê o presente de Natal que você não gostou para alguém que não tem nada”; “Não dê esmolas”; “Diga não à cultura do Papai Noel”… e por aí vai. Tem God Jul para todo lado – Feliz Natal em sueco – que me faz pensar sempre em inverno e Feliz Julho (viva São João!!… não??).

O Marcus e a Emília vieram da Noruega e ficam com a gente até depois do ano novo. Nem isso ajuda. Me sinto em férias escolares de julho – do julho brasileiro. To meio de saco cheio de usar roupas em camadas todo o tempo, ainda que depois que mudamos para o novo apê – que é mais quente – tenho até me surpreendido e andado sem meias pela casa (gente minhas unhas tão que dá dó). Fazia uma cara que não via meus calcanhares e levei até um susto. Precisei comprar uns cremes para amenizar a situação. Vou para o Brasil em duas semanas e ontem falei para o meu pai: “Nem sei se quero levar mala. Quero ficar o mais pelada possível…”. Ok, ok, não é para tanto, mas que dá vontade…

Semana passada a gente foi passear no Liseberg para ver as luzes de Natal, e além disso tinham uma multidão de crianças maravilhadas com porcos, galinhas e coelhos. O Liseberg é o parque de diversões da cidade de Göteborg e, apesar de a maioria dos brinquedos estarem fechados agora, estava cheio de pessoas que vieram apenas caminhar com as crianças, olhar as luzes e os animais e gastar dinheiro com doces. Eu também achei legal ter os animais por lá, porque havia renas também. Primeira vez que vi renas na vida, entendo perfeitamente a fascinação das crianças pelos porcos e galinhas.

O que mais me impressionou foi que há um presépio no Liseberg. Sim, a primeira vez que eu vi um presépio na Suécia foi num parque de diversões em que eu podia esperar um milhão de coisas, menos Jesus. Eu sinto falta de Jesus, pessoas falando do nascimento de Cristo. Parece tão esquisito Natal sem Jesus. É claro que não sou hipócrita e sei que no Brasil não há tanto fervor religioso como todo o mundo pensa. Mas é mais comum ter presépios nas lojas e tal – às vezes pequenos ou escondidos atrás do papai noel, mas tem.

Quase não dá para ver, mas são Jesus, Maria e José!

O melhor de tudo é que não ouvi nenhuma reclamação do tipo que o presépio não devia estar “lá” porque é um desrespeito com a população islâmica, porque é um desrespeito para com a maioria sueca – ateia. Sou super a favor da campanha pela extinção do papai noel como símbolo do Natal, mas acho uma hipocrisia enorme querer extinguir Jesus do Natal. No final das contas eu lembro a letra da música do Padre Zezinho que canta que o povo tem medo de Jesus – só porque ele tinha tanto amor.

Saudade de casa…

10 comentários sobre “God Jul

  1. Linda e melancólica sua crônica.

    Que bom estar vindo prá casa no Brasil.

    Estou feliz, meu amor também está vindo dia 28.

    Feliz Natal!!!

    God jul!!!

    Abraços

    Curtir

  2. Sim, Natal sem Jesus Cristo, não é natal, definitivamente. E se devemos respeitar quem não é cristão, e quem é ateu, ou quem tem outra religião, é bom lembrar-nos ( e a eles também) que esta data é somente para comemorarmos o nascimento de Jesus Cristo!
    Eu sou apaixonada pelo Natal, hihihihi…Monto árvore, coloco meias pela casa, tenho presépio, e gosto de presentear quem eu amo. Como cresci sem a fantasia ( acho tão legal! E fico triste por não ter tido tal fase…) do papai noel, se tivesse filho, o acrescentaria também.
    Feliz Natal!
    P.s.: Coisa chata, mas te adianto, hoje começou greve nos aeroportos do Brasil. Tomara que na sua vinda, tudo esteja resolvido.
    Beijinhos

    Curtir

  3. Afff!! Que coisa…
    Depois que li seu coments fui dar uma espiada na web sobre a greve, mas na internet ela não existe… como é que é então? Tem greve (menos para o RJ e Amazonas)? Voltaram atrás nas negociações?
    Céus!!

    Curtir

  4. Menina!!! Eu fico arrepiada de ler suas crônicas!
    Eu adorei! deve ter sido tão difícil! Adaptação, comida, clima…meu deus!
    Tenho muita vontade de ir pra Suécia, quem sabe um dia eu também não conheço um sueco?? ahahahaha
    Ou quem sabe trabalhar de engenheira civil na Suécia? aahahah nossa…como é bom sonhar…
    Bom, Feliz Natal (agora que eu aprendi: God Jul) e um ótimo e MARAVILHOSO ano novo pra você viu!
    Você é muito corajosa! Parabéns pelo blog…estou ansiosa por mais histórias!!
    Caroline

    Curtir

  5. Hallå Carol!!

    Bem vinda ao blog, legal que você gosta dos textos, as vezes acho que escrevo quase que demais do meu ponto de vista e tals…
    HapuhPAUhspuapUHSpiuhas! Infelizmente, o Joel não tem irmãos ou primos, e os melhores amigos dele tem namorada agora, senão eu dava uma mão. :]
    Você já é engenheira civil?
    Também adoro gatos! E aqueles eles fazem um miau diferente – quem sabe gatos suecos também falam sueco…
    hehe

    Beijos!

    Curtir

  6. Olá td bem? Meu nome é Debora e sou casada com um Sueco, estou apenas no aguardo do meu visto para ir definitivamente para a Suecia. Gosto de ler blogs das brasileiras na Suecia e sinto quase o mesmo que todas. Vou ficar em uma cidade próxima a Borás vc conhece? Está em Goteborg? Achei engraçado seu post sobre aqui também tem gente sem noção hhhh achei o mesmo. Dificil né! Só mesmo por amor para se viver na Suécia, tb acho o Brasil apaixonante pelo seu clima, pela comida e as pessoas. Só mesmo vivendo em outro País para sabermos como amamos o lugar de onde viemos. Me escreva qdo quiser.

    Curtir

  7. Hahahahaha pois é meninaa! Eu to no quarto ano de engenharia! Ta bem sofrido, mas to chegando lá!
    Puts, olha, muito legal mesmo e que tudo de certo pra vocee

    Curtir

  8. Olá Debora!

    Bem vinda!! Será que já não falamos? Em todo caso, que legal que você acompanha minhas coisas de caipira. Eu nunca fui a Borås, mas estive em várias cidade próximas. Onde você mora? Temos amigos em Borås quem sabe passamos por ai algum dia!!

    Abracos!

    Curtir

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s