Se um dia eu começar um post com “esse blog ficou às moscas porque eu to sem tempo” é porque estou mentindo. Eu tenho tempo, mas às vezes quero só ficar de boa com o Joel, ou sair – quando tem sol aqui em Göteborg a gente tem mesmo de aproveitar, correr para fora o mais rápido possível e lagartear porque ninguém sabe ao certo quantos 5 minutos esse sol vai durar – estou me esforçando mais para encontrar outros suecos, fazer amizade (não rola se a gente fica grudado no Brasil por meio do computador); e só e simplesmente, sofro de um incurável complexo de Macunaíma. Muitas vezes até penso “hummm agora dá um tempinho para escrever no blog” mas no momento seguinte é apenas: ai que preguiça!; o que significa mais um dia sem posts.
Como eu não vou conseguir botar a prosa em dia, vamos de rapidinhas:
- Tive uma apresentação oral no SAS ontem. Coisa bem simples, apresentar uma pequena análise do livro “Simon och ekarna” que – eu consegui gente! – terminei de ler na semana passada. Apenas 5 minutos de fala com ajuda de power point para salientar algumas questões da história, nada de contar o resumo do livro. Fiquei quase maluca, mesmo, estava tão neuroticamente nervosa que cheguei a passar a noite em claro. Fiz e refiz a apresentação 5 vezes, o Joel teve de me assistir – e me ajudou um bocado com dicas; fiz e refiz o texto que deveria entregar juntamente com a apresentação; suei frio e estava tremendo de nervoso. Seria a primeira vez que eu faria uma apresentação oral em sueco… e deu certo. Tipo, não foi assim uma Brastemp, mas eu consegui não gaguejar muito e nem tremer.
- O SAS agora não é mais SAS A, B e C porque a partir do outono o SAS vai passar a ter o nome de SAS 1, 2 e 3. Por esse estranho motivo quem termina o SAS A agora não vai diretamente para o SAS 2 e tem que fazer a matrícula para o curso até 21 de maio.
- Chove muito em Göteborg e a metereologia informa que o tempo continuará fechado por pelo menos mais 10 dias. Todo mundo sabe que a metereologia não é uma ciência exata – ainda bem! – mas no caso de Göteborg… O mais engraçado de tudo é que o otimismo ainda está lá em cima: hoje mesmo vi um cartaz com os dizeres “A primavera mais linda é aqui”.
- A Västraffik (empresa que opera o transporte público em Göteborg) tá de mal comigo: domingo levantei as 5h30min da matina para sair trabalhar as 6h e poder estar no trampo às 7h porque nos fins de semana os trens e ônibus tem um horário especial e não circulam com tanta regularidade como nos dias de semana. Isto posto, estou eu sob o frio de 3 graus no ponto esperando o spårvagn que vem mas não para. Cheguei 20 minutos atrasada. Ontem voltando para casa depois do trampo cheguei a estação as 22h e perdi o trem que deveria sair às 22h01 (eles são “relogiosos” com o tempo). Parti para o ponto de ônibus, que chegou três minutos atrasado. Como eu teria de fazer uma troca no meio do caminho, adivinhem? Perdi o trem de novo e cheguei em casa 15 minutos mais tarde.
- To tentando comprar uma bicicleta. Usada, claro, porque bicicleta aqui custa o olho da cara. Todo mundo usa um site de compra e venda (meio que estilo do Mercado Livre) que chama Blocket. Já liguei para no mínimo 3 anúncios e ninguém responde nem liga de volta. Outros tantos já venderam a bike que estava lá na página – e ainda está! Recebi uma dica da Maíra de Stockholm: a polícia vende bikes que foram deixadas aqui e ali e nunca foram reclamadas.
- Outra opção seria fazer uma conta e emprestar bicicletas. No centro da cidade tem um monte de estações com bicis (lacradas, obviamente) e você pode emprestar uma magrela e pedalar por 30 minutos sem pagar nada por isso. Para tanto você precisa apenas abrir uma conta que custa 250koroas (mais ou menos 80pilas) para ter o direito de emprestar as bikes pelo período de sete meses. O problema é que as estações com as bicicletas existem apenas no centro da cidade!
- Uma Caipira na Suécia informa: ser vegetariano pode fazer mal para a pele. Calma, nada de pedras que eu explico: fui fazer uma consulta (de novo) por causa daquela marca sem nome que ainda tenho na bochecha. Dessa vez foi uma médica muito gente boa que me explicou um monte de coisas e disse que o que eu tenho é rosácea – uma doença facilmente confundida com acne – que piora, entre outras coisas, quando o indivíduo tem falta de vitamina B. Dai ela disparou: você é vegetariana? Porque vegetarianos tem uma tendência de apresentar falta de vitamina B no organismo… e eu tive um insight: desde que mudei para cá deixei de comer a mesma quantidade de carne que comi a minha vida inteira. De certo modo, como melhor porque inclui peixe a minha dieta, mas eu vivi um período de comer nada que não fosse massa – tão de saco cheio de peixe e carne com gosto de papel que eu estava. Claro que enquanto eu estive no Brasil enchi a pança de churrasco, e quando voltei para cá a marca estava menos vermelha – eu achando que havia sido a pomada. Depois piorou. Agora tô feliz com a médica – que foi supimpa – e apesar de ter recebido mais uma pomada (lá vamos nós de teste outra vez!) ao menos to satisfeita de saber o nome do boi.
- Outra coisa é que ela me deu um puxão de orelha porque não uso protetor solar. Claro que sempre usei no Brasil, mas desde que mudei para a Suécia, sei lá, a gente não sente o calor do sol aqui. Ela disse que mulheres que tomam anticoncepcionais estão mais sujeitas a manchas na pele e devem sempre usar protetor solar com fator mínimo de 30 levando em consideração que o filtro deve ter proteção tanto contra UVA como UVB.
Por hoje é só pessoal!
Poxa Helena, aqui em casa a gente tem 5 bicicletas, mas nenhuma tá funcionando direito, acredita? :-/ Com o clima já bem mais quentinho ,é mt bom ter uma. Tao mais barato e saudável…
Uma amiga aqui tem rosacea, no rosto tbm, ela deteeeesta. Vive em especialistas, vou falar com ela o que ela indica. Ter um bom medico é fundamental, ela tbm ta mt feliz com o último que conheceu, ta gostando bastante.
Carne com gosto de papel ahaha, é mesmo, a gente atá come bastante carne aqui, eu vivo na cozinha, elaborando coisas, e todo fim de semana marido faz churrasco, nao é gostoso como o nosso, mas dá pro gasto. Qd vamos ao Brasil, a gente vai quase todo dia a churrascarias :-)
Bjs querida e obrigada pela visita
CurtirCurtir
Oi oi oi!
Fugindo totalmente do assunto do seu blog, vi esse site e me lembrei de você, tem lindos vestidos de noiva com preços encantadores!!!
http://www.jjshouse.com/pt/A-line-Princess-Sem-Alcas-Trem-Da-Capela-Chiffon–Cetim-Vestidos-De-Casamento-Com-Preguear–Bordado-De-Perolas-002004984-g4984
Beijos
CurtirCurtir
Então menina, me diz uma coisa… o sueco é tão difícil assim? Vi uns vídeos e pensei: nossa! que sons são esses, que pronúncia é essa? Sempre achei o inglês difícil, mas a pronúncia é entendível quase sempre. Ok que crescemos ouvindo coisas em inglês né? Digo isso porque me interesso por idiomas, e meu quase nenhum contato com o sueco foi estranho. Essas línguas dessas origens são pra mim bem estranhas, tipo russo, alemão, japonês, mandarim. Olha, use filtro solar ein? mesmo porque, ainda que aí não tenha incidência solar significativa, tem as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, monitor de computador… e acredite, a radiação deles mancha a pele que é uma beleza. Você tem um jeito muito gostoso de escrever, sempre que dá, passo por aqui. Acabamos conhecendo outras culturas através de vocês que se aventuraram fora do Brasil. Fique com Deus.
CurtirCurtir
Oi Ju (liane… se você não gosta de Ju.. hehe)!!!
Bem vinda ao blog!
Desculpe pela demora de responder. Acho que o sueco é difícil mas não é impossível. É complicado porque o idioma tem uma série de combinações fonéticas que nem passam pela cabeça de um falante de português. Mas não é o ó, assim, porque pelo menos na minha opinião é bonito (ao contrário do russo, por exemplo). Aqui onde eu moro ouço muitos árabes conversando – e na verdade nunca posso diferenciar se é curdo, persa ou o quê, sei apenas que são árabes – acho que o árabe tem uma fonética bem mais difícil do que o sueco. Sem falar da escrita…
Obrigada pela audiência!!!
Beijos
CurtirCurtir
Oi Jose!!
Obrigada pela dica, vou dar uma olhada nos modelitos!
Felizmente, minha mãe é costureira então terei o vestido que quiser!!!
Beijos
CurtirCurtir
Oi Nina!
Pois é, acabei com uma coisa muito estranha no meu rosto, e agora é ter paciência e usar a dita cuja da pomadinha que a médica receitou. O tratamento pode apresentar bons resultados em 4 meses, mas na maioria dos casos é preciso tipo um ano.
Achei muito legal o seu blog, mas eu não sei como seguir ele. Quer dizer, eu nunca acho o botão “seguir” nos usuários do blogger, então eu sempre pergunto: você tem essa opção? Ou a gente segue apenas por meio do Google?
(mas daí eu não recebo e-mail quando você escreve!)
Beijos!
CurtirCurtir
hahaha. Pode chamar de Ju, todos me chamam assim, Então… deve ser por isso mesmo, as combinações fonéticas. Sons que nunca escutamos. Por falar em escrita ein? Tá difícil saber quem ganha… O árabe, o japonês, o mandarim, a impressão que a gente tem é que não dá pra aprender. Sueco pelo menos é só consoante e vogal né e as vogais com uma bolinha em cima, mas vogal. Ideograma com certeza é mais louco.
CurtirCurtir
Oi Helena,
te disse que tenho uma amiga que tem rosacea e disse que falaria com ela, ne? entao, falei nesse fim de semana. Aqui as dicas dela:
“Tem um produto mt bom, da Avene. http://www.aveneusa.com/phys-ex-rosacea-redness-prone/
ou da La roche posay: http://www.laroche-posay.com/products/treatments/Skin-prone-to-redness-ct66.aspx
Eu uso da Avene, pois eu gosto mais e a maquiagem uso da duas empresas, pois é apropriada para rosacea, ela nao pode usar peling nem creme para rugas na area afetada. evitar sol e frio intenso e tb comida com pimenta e evitar stress, que tb piora.
uma dica de protetor solar é da Vichy Capital soleil dry touch tem de 30 e 50, o bom dele é que ele é seco e da para por maquiagem em cima sem problemas. http://www.vichyconsult.co.uk/products-MMFSPF50/capital-soleil/capital-soleil-mattifying-face-fluid-dry-touch-50.aspx
o lance é so usar os produtos certos e ter paciencia, na crise mesmo o medico passou um creme preparado com antibiotico, mas assim que passou a vermelhidao e mudei para os cremes da avene”.
Ela diz ter sofrido sem saber o que era aquilo no rosto e que alguns medicos nao identificaram logo, assim como vc, Helana, mas diz que agora que ja sabe como tratar, tem surtido efeitos mt bons.
Ela diz tbm que isso é estresse puro :-(
Bom, é isso, espero ter ajudado um pouco…
Um bj
CurtirCurtir
Obrigada Nina!
To usando protetor solar fator 30 e também uma pomadinha que a médica receitou. Por enquanto é isso por pelo menos 4 meses, depois quem sabe? Legal saber que há produtos de maquiagem que podem ser usados ainda que durante o tratamento – eu vivo de lápis e máscara só…
Muito obrigada de novo!
Beijos
CurtirCurtir
Pingback: Pequenas Grandes Coisas das Minhas Férias « Uma Caipira na Suécia