Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #17

Esses dias me peguei pensando que não tenho ideia se os “episódios” de “Pequenas grandes coisas da minha vida sueca” estão numerados corretamente… Ainda não conferi, e se de repente o próxima capítulo for o número 33 não se assustem!

Ainda com relação ao blog, gostaria de pedir de novo para os leitores deixarem um coments sobre o novo tema/aparência/layout. Nem percebeu que o tema mudou? Legal, isso significa que meus textos são tão fascinantes que nem deixam que o leitor percebam qual a moldura… hahahaha! Eu to insistindo nisso porque é muito difícil eu receber críticas negativas aqui no blog – é sempre: seu blog é muito engraçado, você escreve muito bem, que linda sua história, que linda você é… ahh! Eu sou super né? Não que eu deseje que apareça alguém para furar os meus olhos e esmagar a minha auto estima, é que também é muito legal quando alguém deixa feedbacks construtivos. Pode ser, por exemplo, assim: Oi, adoro o seu blog mas…

Estou com saudades pacas do Brasil. Não do Brasil-Brasil, mas parafraseando a Maíra Albuquerque (menina, adorei o que tu escreveu sobre isso no Facebook!) TO COM SAUDADE DO MEU BRASIL! Sim, leitores de Maripá-Paraná, morro de saudades dessa “vila”, do leitE quentE esquenta a gentE, churrasco e bla bla bla etc e tal. Já escrevi isso aqui tantas vezes que até parece ladainha de missa, mas acredito nunca ser demais repetir que, apesar de ser uma princesa morando em um reino, minha vida não tem nada de conto de fadas. Esses dias me bateu uma saudade enorme de salão de beleza!

Por exemplo, é uma questão de senso comum que todo mundo que muda para a Europa começa a viajar mais; e isso está certo. Faz parte do mesmo senso comum que o viajar mais está relacionado a ficou rico; e isso está errado. Não posso dizer que meu salário é igual ao que eu ganhava no Brasil, porque não é. É maior o salário e o custo de vida também: aluguel custa no mínimo o dobro (triplo ou quadruplo se calcular pelo tamanho do apê que você ta alugando), a gasolina a R$4 pilas o litro e fazer uma obturação no dentista sai por no mínimo R$250 (por cárie, não por dente). Uma das primeiras coisas que a gente nota por aqui é a enorme quantidade de gente com dentes amarelos e tortos: amarelos por conta do “snus” e tortos porque eles preferem viajar a ter um “sorriso colgate”. Não tenho cárie e meus dentes são perfeitos, já meu cabelo…

Já reclamei em alto e bom tom – inclusive dediquei um post inteiro a esse “problema cabeludo” –   que os produtos para cabelo aqui – além de caros – simplesmente não combinam com meu humor: eu compro, uso duas ou três vezes – e meu cabelo fica bonito, a partir da quarta vez volta a paiosidade de sempre… Minha longas madeixas estão tão secas que não posso usar meu cabelo solto! E qualquer hidratação que você escolha num salão meia boca aqui custa no mínimo 300 pilas (por causa do tamanho do meu cabelo). A equação aqui se torna a seguinte: gastar 300 pilas para arrumar o cabelo ou comprar uma viagem de 3 dias para a Espanha pelo mesmo valor?

Fomos convidados para dois casamentos – os dois em agosto – e desde abril to procurando algum vestido bonito para a ocasião. Difícil, porque a moda sueca não caiu no meu gosto principalmente devido a questão das cores serem muito pastel. Agora no verão as vitrines deram uma colorida legal num movimento que eu nomeei de “restart sueco”: azul royal, rosa choque, verde limão, amarelo e laranja de trabalhador de rodovia… mas tudo o que é formal e festa tem as cores de sempre. Suecos tem um medo danado de estampas também, então o que você mais vê por aqui é o xadrez e listrado, qualquer coisa fora disso é muito simples, tipo verão, ou muito louca, tipo uma coisa para usar numa balada ou o quê, quando sua intenção é aparecer.

O tamanho europeu também é cruel com meu corpito: o 34 fica bom no busto, o 36 no corpo e o 38 na bunda. Com o 34 o busto fica perfeito, a questão é apenas quanto tempo eu aguentaria sem respirar ou respirando moderadamente – sem contar que eu pareço ter uma bunda de tanajura… O 36 fica um pouquinho grande nos seios, mas acho que daria para disfarçar legal usando dois sutiãs; ok no corpo mas a bunda ainda fica marcada demais. Se eu comprar o 38 fica mais ou menos legal na cintura e não marca tanto a bunda, mas então tenho de comprar enchimento para os seios. A maioria dos vestidos que não acompanham o corpo são bem esvoaçantes e cheios de “rabos” (como diria a minha mãe): um lado é mais comprido, ou atrás é mais comprido que na frente, ou o modelo tem várias pontas… Que saudade dos meus vestidos sob medida, lindos e floridos feitos pela minha mãe!!!

A vida é dura não?

To cansada pacas, trabalhei todos os dias no mínimo 5 horas desde a terça feira passada, e hoje ainda tenho que ir para a escola porque vai rolar a apresentação do curso de sueco do próximo semestre. Sorte que é o último curso que eu tenho que frequentar, porque mudaram minha escola lá para o caixa prego – 30 minutos de trem – e não me deram chance de trocar para uma escola mais perto daqui – apesar de ligar direto para o Vuxutbildning e chorar as pitangas.

Ta rolando a Euro Copa e com isso matei minha vontade de assistir futebol. Sério, adorei perder 90 minutos olhando um monte de homens correndo atrás de uma bola. Assisti Portugal e Alemanha (0x1), Itália e Espanha (1×1) e Suécia e Ucrânia (1×2). A Suécia perdeu depois de uma virada espetacular da Ucrânia, e eu percebi que mesmo num país que não tem no futebol um time forte e nunca ganhou uma Copa do Mundo que o pessoal pára tudo para assistir, compra camiseta, vai para os bares, torce, vibra e fica triste porque o único cara bom de bola do país (Zlatan) não consegue levar o time nas costas afinal. Apesar disso tudo, ninguém fala de outra coisa e realmente acredita que o time furreba da Suécia pode bater a Inglaterra na próxima sexta.

O otimismo sueco é mesmo inacreditável…

9 comentários sobre “Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #17

  1. Eu gosto do tema atual do blog, acho que tá muito mais organizado e fácil de encontrar as coisas. Na verdade eu não gostava daquele primeiro tema não, mas eu entendo que vc tava era com preguiça e nunca nem customizou o danado, haha!

    Gosto muito que agora predomina o branco com o texto em preto (como eu fiz no meu blog também), porque coloca o texto em evidência, que afinal é o mais importante aqui. Gosto dos quadrados com a informação organizada, mas acho que tá preto demais (faz um contraste danado com a letra branca em cima). Experimenta colocar um cinza escuro nesses quadrados (acho que fica legal o cinza #333333).

    ***

    Eu sei como consertar tua cabeleira… Meu problema é só encontrar coragem pra escrever a solução. Eu tô pensando em escrever um post sobre cabelos faz 6 meses… hahahah! Mas juro que vou fazer isso o quanto antes – assim que eu terminar de publicar os posts sobre Praga. Organizei meu calendário e agora tô tentando é organizar a minha cabeça (xô preguiça! xô procrastinação!) para escrever todos os dias ou pelo menos 2 ou 3 vezes na semana.

    ***

    Fiquei com pena da história dos vestidos… Eu trouxe um preto com detalhes verdes de lá do Brasil, se precisar de algo mais organizado pra noite (ele é pra festa, mas é na altura do joelho… bem jovial, digamos assim, haha). Nunca vi nenhum vestido que me desse realmente vontade de comprar por aqui. Não dá pra tua mãe mandar um pelos Correios? Se mandar pelo pacote normal demora uns 20 dias.

    ***

    Que p@£$% foi aquele jogo?! Eu só ouvia meu vizinho gritando desesperado! E depois do fim do jogo, aquele silêncio mortal… Vizinho ficou deprimido. Eu achei graça, porque foi a primeira vez desde que eu vim pra cá que vi a Suécia em campo e tava pronta mesmo pra adotar o time dos vikings como meu time do coração, mas o amor acabou quando vi aqueles passes mal-feitos e desesperados já mais pro fim do jogo. Então meu time do coração continua sendo a Seleção Brasileira de 1994 (seguida pelo glorioso Sport Club do Recife, é claro).

    Beijos
    Maira

    Curtir

  2. Já leio seu blog há um tempo e não sei por que motivo, nunca postei um comentário.. Só queria dizer que adoro vir aqui e fico super animada quando tem atualização, sempre rio com as coisas que você escreve, e por favor, não pare de escrever! Acho muito legal e interessante ficar sabendo um pouquinho mais sobre a vida de brasileiros em outros países. E sobre o que você falou do layout do blog, gostei bastante dele assim! (desculpa, não tenho críticas construtivas no momento hahah) :)

    Curtir

  3. Oi Maíra!

    Li os posts sobre Praga e mal posso esperar pela sua solução para a questão da cabeleira. No mais, passei um tempinho tentado customizar o blog e deu uma mexida nas cores, mas consegui apenas mudar a cor de fundo dos widgets de preto para branco – também acho que o preto ao lado ficou preto demais! Até tentei mudar para cinza a fim de testar a sua sugestão mas apenas o título do widget ficou sombreado, no mais tudo ficou igual. Como é que funciona para mudar dentro do CSS essa cor de fundo? Tentei background-color e border-color, não tive tempo de ler o “manuel avançado do CSS” e não tenho ideia do que possa ser o nome desses quadros.
    Com relação ao futebol, hahahah que depressão esse povo viu? Todo mundo chorando as pitangas por causa da derrota – pior do que no Brasil. Eu já tinha assistido umas partidas da primeira divisão sueca e achei que eles estavam muito devagar em campo (o povo parece que comeu feijoada antes da partida) sem falar que o passe deles é na base da sorte… então já sabia o que não esperar do time sueco.
    Também pensei em pedir para minha mãe mandar um vestido para mim, de quebra eu pediria uns cremes da natura para cabelo (alguma daquelas super poderosas de reconstrução capilar!), vamos ver o que dá. Pior é que minha sogra me deu um vale presente tipo compra o vestido para o casamento e já me perguntou se encontrei um modelito… =$
    Beijos!

    Curtir

  4. Querida saudades em primeiro lugar……….
    Segundo adoro ler seu blog………..
    Vc é demais………
    E por ultimo faço seu cabelo com uma escova progressiva, hidratado, e ainda te deixo linda para os dois casamentos que foi convidada por esse valor hehehehe
    Beijokas no seu coração…………..

    Curtir

  5. Oi Julia!! E oi Isa!
    Bem vinda ao blog Julia e muito obrigada pelo elogio, assim eu fico com mais vontade de postar todo dia!! =]
    Oo Isa, sem chance de abrir um salão na Europa??
    Beijos!

    Curtir

  6. Ué, sempre leio seu blog, por causa de tudo que os outros acham de bom e pq de certa forma a gente viaja tb. Ficar sabendo das experiências vivenciadas por vocês que saíram de nosso Brasil é um jeio de viajar. Mas enfim, pelo que tô entendendo, coisas que aqui seriam simples, digo, preço bom e opção, como ir a um salão de beleza, comprar roupas, são bem mais difíceis aí. Em compensação viajar aqui, ainda é caro, (avião, sem promo é caro), comprar carro, enfim, inversamente proporcional ao que acontece aí. E futebol ein? Eles realmente curtem? Pq o lance aí não é o hóquei no gelo? Abração!

    Curtir

  7. Olá! Encontrei agora o seu blog por acaso… Como me identifico com muitas das coisas que você escreve! Eu sou Portuguesa e vivo na Suécia. Apesar de as diferenças Suécia – Portugal serem menores do que as diferenças Suécia – Brasil, acho que muitas das vivências são comuns. Basta ser emigrante e ter que criar uma nova vida a partir do nada…

    O meu blog é http://habitatpalavra.blogspot.com. Tenho um perfil no WordPress mas quase não uso

    Vou seguir o seu blog. Beijo

    Curtir

  8. Oi Joana!
    Que legal! Eu sempre vejo nas estatísticas que tenho leitores de Portugal e agora to sabendo que uma portuguesa que mora na Suécia lê o blog! Seja bem vinda e saiba que fiquei curiosa para conhecer o seu blog também!
    Concordo com você: imigrante em geral passa pelas mesmas coisas apesar de vivê-las em tempos e formas diferentes…
    Beijos

    Curtir

  9. Oi Juliana!
    Os suecos curtem futebol (to pra ver um país no mundo que não) mas o negócio deles é o futebol feminino (uma das três melhores seleções do mundo), esportes de inverno e obviamente, ice-hokey. Assisti ice-hokey uma vez no ano passado e achei o maior barato, pena que é caro assistir os jogos nos estádios e por enquanto eu to sem tv…
    Eu não sei se todo país europeu funciona da mesma forma, mas aqui na Suécia qualquer coisa da área de serviços
    é muito cara: seja manicure, seja eletricista, seja diarista (que não é diarista) ou seja o pintor; o preço por hora é exorbitante!
    Beijos

    Curtir

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s