Formatura Sueca

Uma das primeiras coisas que você percebe em toda casa sueca é uma foto (como essa aqui ao lado) do próprio dono da casa ou dos filhos no dia da formatura de ensino médio, ou Studenten Dag em sueco.

O ensino médio sueco é chamado de Gymnasiet e também tem três anos de duração. A diferença é que os suecos tem no mínimo 18 anos quando tem o seu Studenten Dag: um dia marcado por muita festa – a começar por um café da manhã com champagne.

Completar 18 anos é um marco muito grande na vida de todo sueco: com 18 anos espera-se que você termine a escola (tenha seu Studenten Dag) e se mude da casa dos seus pais para dar início a vida adulta. Nem todo mundo muda de casa imediatamente após os 18 e os pais não costumam “expulsar” os filhos depois disso, mas então toda e qualquer regalia paga pelo pais é cortada, para que o jovem trabalhe e pague o que precisa por si mesmo. A partir dos 18 anos os suecos não são mais barrados em alguns bares (alguns não permitem a entrada de menores de 20 anos, e não permitir a entrada significa que há um guarda pedindo documento de identidade para qualquer pessoa que aparente ser de “menor”) além de obterem permissão de comprar cigarros e bebidas no Systembolaget.

Fonte: Amanda Astrid (blog)

Uma das características marcantes da formatura sueca é esse quepe que me lembra um uniforme da marinha. Na verdade, os meninos parecem mesmo oficiais, porque todo mundo usa terno no dia da formatura. As meninas também usam o quepe e um vestido branco – a maioria delas. Como estamos vivendo a época das formaturas, é muito comum encontrar garotas e garotos no trem com seu traje de formando. Quem contou uma experiência bem interessante com relação a um Studenten Dag foi a Nara do blog Moda Escandinava. Quem quiser conferir mais detalhes e fotos pode clicar aqui.

Fonte: Samntha Ericsson (blog)

A formatura propriamente dita acontece pela manhã (quase meio dia) e depois dela os formandos são recepcionados pelos pais, que esperam pelo filhotes com uma foto do formando quando bebê. Além disso o pessoal entrega ao formando flores e um monte de badulaques que serão pendurados no pescoço. Depois os formandos costumam desfilar num carro aberto, caminhão ou qualquer coisa pela cidade, cantando, gritando, apitando e fazendo todo o barulho possível.

Algumas famílias de formandos organizam e oferecem uma recepção para alguns convidados. Esse ano eu participei de uma delas e o que as pessoas fazem é sentar, conversar e comer. O formando pode receber os amigos na recepção ou pode fazer parte do grupo de amigos que fica pulando de recepção em recepção. Normalmente o pessoal encerra a noite com muita bebida e festa longe da família em alguma boate da cidade.

Parece meio absurdo o tamanho da importância dessa festa, mas por aqui tem muita gente que não cursa a universidade depois do ensino médio. Segundo o Instituto de Pesquisas Sueco, um em cada três estudantes não completam o ensino médio em 3 anos e por esse motivo quase 50% dos alunos (em algumas kommunas) desistem do curso. O que não significa que esses jovens nunca terminarão o ensino médio, mas tem muita gente que por não poder participar da festa decide por fazer um tipo de supletivo – o Komvux.

Como eu já comentei por aqui o ensino médio sueco pode ser profissionalizante. Em Göteborg é muito comum que os jovens façam um ensino médio técnico em mecânica de automóveis – afinal de contas, a Volvo Caminhões e a Volvo Carros tem indústria por aqui; e mesmo quem não opta por esse tipo de curso durante o ensino médio pode frequentar diversos cursos profissionalizante pós ensino médio, os chamados yrkesutbildning.

Mas e daí como é que tem tanta gente “rica” morando na Suécia? Como é que o pessoal aqui nem estuda e tem tanto dinheiro? Porque a distribuição de renda no país é mais uniforme. Só por curiosidade: quem trabalha na Volvo (carros) na linha de montagem (precisa apenas ensino médio completo) tempo integral tem o mesmo salário de uma enfermeira ou assistente social (universitário completo).

Aí faz muito sentido uma formatura com pompa e circunstância!

Anúncios

7 comentários sobre “Formatura Sueca

  1. Olá! Então me diga uma coisa… Afinal, como é o nível econômico geral dos suecos? A gente tem impressão que todos que moram na Europa tem dinheiro, digo, o pobre da Europa é muito diferente do pobre no Brasil. Estes daí, tem acesso a tudo, tem casa, carro, viajam, enfim, os pobres daí seriam comparados a uma classe média aqui? Sei lá… a gente tem impressão que financeiramente por essas bandas tudo é mais acessível. Se bem, como leio em outros blogs, os brasileiross que estão espalhados por este mundo, fazem bastante economia, nas menores coisas. Isto é só pra imigrante? Inté…

  2. Oi Ju!
    começando do começo… não sei se posso dizer que sueco é rico, posso dizer que eles tem qualidade de vida. Acho que a principal diferença entre o pobre europeu e o pobre latino americano está na questão do emprego: a maioria dos pobres europeus são/estão pobres por causa da recessão econômica na Europa que gerou muito desemprego. Aqui o pessoal que trabalha meio período ganha mais do que um trabalhador de período integral no Brasil, e isso é resultado da má distribuição de renda. Não penso que sejam só o imigrantes que fazem economia não, a maioria das famílias suecas que conheço adoram uma “promoção” e sabem esperar por ela; usam fazer as compras em grandes lojas que tem preços mais baratos e tentam fazer todo o tipo de serviço (reformar a casa, reparar o carro, cuidar de si mesmo e da casa/jardim) por si próprio. Carro é um item indispensável para VIAJAR e não para ir na esquina comprar pão – para isso vai-se a pé ou usa-se bicicleta, transporte público. Acho que a imagem de que o pessoal aqui é “mais rico” também se dá porque a tecnologia está acessível a todos (internet banda larga, por exemplo, não custa os olhos da cara) e o pessoal usa muito tudo que é novo no mercado tecnológico. Mas no mais, a economia individual impera.
    Beijos

  3. Bem esclarecedora sua resposta. Este acesso tecnológico, essa melhor distribuição de renda, faz muito sentido. O povo daí tem educação pública de qualidade, sabe dos seus direitos, sabe usar seu dinheiro. Engraçado né? Nada mirabolante ou impossível para se ter uma qualidade de vida. Por isso que cada vez mais eu odeio essa corrupção que impera aqui. Apenas financeiramente falando, e os coitados aqui enfiando a cara em prestações de trocentas vezes para ter uma tv. Até quando?

  4. Gostei da resposta… é verdade sueco economiza mesmo! :) Tanto comprando mais barato como aderindo ao faça vc mesmo! E a gente vai na onda :) claro.A distribuição de renda aqui é algo que impressiona mesmo, e é o que gera qualidade de vida para todos. Acho legal essa forma de comemoração dos estudantes, umas das poucas coisas em que não acho lagom da parte dos suecos…e admiro muito esse estilo que os pais adotam de dizer aos filhos que tá na hora de cada um procurar viver a sua vida…acho muito certo isso! Eu estava meio sumida, mas sempre que podia dava uma lida no seu blog, que gosto muito e acho super bem escrito! Gostei do novo layout! A gente estranha no começo pq está acostumado com o antigo, mas com certeza ficou melhor e mais limpo, pensando em fazer mudanças no meu tmb :) Tenha uma ótima semana! Bjos

  5. Maria? Maria, certo? :) encontrei seu blog há uma semana atrás e acho que já o li quase todo! Só queria dizer que a senhorita não vai ser mais a única “caipira” peRdida aí em götenborg! :d em agosto vou visitar meu namorado, vamos sair pra um “fika” ?! Ter namorada brasileira na Suécia ta me parecendo a nova onda do verão Hehe! É até curioso.. Na minha escola de sueco aqui em sao Paulo as pessoas estão aprendendo a língua porque ou vai trabalhar lá ( geralmente para a volvo), ou arranjou um(a) namorado(a) ou curte bandas suecas ou é um tipo exótico que quer acrescentar outra língua as outras 19 já faladas! Minha professora costuma dizer que o amor que eu sinto pelo meu namorado deve ser muito forte, levando em consideração que a primeira vez que estive em götenborg foi no outono do ano passado, em que só choveu ( alias, vi que só chove por aí :p) e ventou! Mas enfim, Ja to me sentindo super a vontade aqui, já perdendo o lagom.. Hehe até mais!
    Hej då! Vi ses.
    Bruna

  6. Haha!
    Que legal! Os brasileiros vao dominar o mundo!!!
    Por que nao vem no verao moca?
    Encontramos sim, so me manda um recado quando estiver chegando…
    :)

  7. ”má distribuição de renda.”

    é lamentável nossa situação, aqui no BRASIL,
    há uma cultura pela valorização ainda vinda
    da revolução ou seja, só ganha bem quem faz parte do poder
    ou convive com ele representando-o em nossa sociedade, só iremos
    ser valorizados, quando mostrarmos força e união na classe,
    juntos somos mais fortes.

    O governo precisa melhorar a educação do povo inteiro e qualificar jovens para eles serem inseridos no mercado de trabalho.

    Em compensação os salários dos Parlamentares no Brasil fica em primeiro lugar, mas ao contrário – Melhor do mundo.

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s