…terra das massas, pizzas, vinhos e do melhor sorvete do mundo… Quem chutou que é a Itália, acertou! Quem não sabia que o sorvete italiano é o melhor do mundo (sorvete italiano mesmo, não aqueles que a gente compra no Brasil de máquinas de sorvete expresso) ainda tinha chance de acertar só por causa das dicas da massa e pizza.
Foi uma viagem de família e eu não fui parar em uma vilinha com vinhedos – como havia sonhado – e sim em Algero, uma pequena cidade litorânea da Ilha de Sardenha. Um lugar simplesmente maravilhoso com areias brancas, florestas de pinheiro a beira-mar, mar verde e transparente (de águas super geladas), montanhas, italianos (claro), muitos suecos (de férias) e lindos montes. Apaixonei!
Ouvir e ver – e ter – tantos suecos ao meu redor (fora da Suécia) deixou minha cabeça bem bagunçada, tanto que falei em sueco com a vendedora de sorvete (havia uma chance muito maior dela entender meu português…) e com o garçom do restaurante. Ao final do terceiro dia eu consegui tentar falar algum italiano com os italianos; e para a primeira tentativa fiquei imensamente satisfeita, tanto que estou decidida a aprender italiano – só porque é bonito!
Não sou muito fã da culinária sueca e por esse e por outros motivos me acabei de comer em Algero: spagetti al pomodoro, bolognesa, ravioli, pizza, azeitonas frescas e maravilhosamente preparadas… queijo, salame – como o que a gente comia em casa (ohhhhh!!!) – vinho… e o sorvete! Céus comi tanto que quase passei mal e ainda assim tomei sorvete depois porque é simplesmente bom demais! Há quem diga que a pizza italiana é sem graça porque só tem massa de tomate e queijo com mais alguma coisa. Eu adoro massa de tomate e queijo, não sou fã de pizza doce e acho que simplesmente a massa italiana é espetacular.
Ou seja: engordei uns quilos e to morrendo de saudades da minha mãe!
Passei a maior parte do tempo na praia, me queimei um pouco, bronzeei um pouco; comi (muito… ah! Saudade do spagetti italiano!), alugamos bicicletas e exploramos a região (tem que queimar toda a massa consumida), exploramos a parte velha da cidade (que é a parte mais linda – tinha até uma loja de Havaianas lá!); tomei porre de sol… Sair de férias é sempre bom, maravilhoso, mas a Sardenha se revelou de uma forma tão espetacular para mim que me senti a própria Elisabeth (de Comer, Rezar, Amar) ou um dos personagens dos filmes de Woddy Allen: a cidade é tão viva, com as pessoas gritando umas com as outras pelas janelas das casas, garotos jogando bola e aquele trânsito caótico com todo mundo buzinando e acenando para os amigos, parando em local proibido para gritar um oi para um conhecido – o que provocava a gritaria de todos os outros motoristas que esperavam…
Mas falando sério: com este cenário ao som de uma guitarra clássica, quem não se sentiria?
Que maravilha, Maria! Que viagem fantástica :) Itália está na minha lista de destinos a visitar. Quero fazer (num futuro breve de coisa de 2 ou 3 anos) uma viagem de carro ou trem pela costa oeste, Florença, Roma, Nápoli, Pompeia, Sicília… E com a tua descrição da cidadezinha, da comida… Vou ter que voar até a Sardinia também :)
CurtirCurtir
Oi Maíra!
Foi uma coisa fantástica, linda, maravilhosa! Super recomendo que seja incluída na sua lista de cidades italinas a visitar…
Beijos!
CurtirCurtir
Ai, que delícia, que vontade de conhecer!
Visitamos a Itália, meu namorado e eu, mas não pra esses lados, acho que ele ia amar também.
Lendo seu post, bateu uma pontinha de arrependimento de não ter experimentado o famoso sorvete italiano … vou ter que voltar lá … amo esse filme que você citou “Comer, rezar, amar” … vou incluir esses lugares no roteiro das nossas próximas viagens.
Valeu pela dica!
Bjs
CurtirCurtir
Ah, a melhor massa que eu comi na minha vida foi em Lucca (na Toscana), leve, fresca, dos deuses … ai, adoro massa e a de lá era divina!
CurtirCurtir
Carioca da gema!
Como assim não provou do sorvete italiano?!
Infâmia! haiuHPAushPUAhpsuih…
Olha, acho que você fez bem, porque eu estraguei o meu gosto para sorvetes… nada do que eu tomo/experimento (com relação a sorvete) me deixa satisfeita…
Eu quero muito ir para a Toscana. Um dia eu chego lá!
Beijos!
CurtirCurtir
Pois é, dei mole!! rsrs
Acho que dei uma bicadinha no do meu namorado, mas nem lembro o sabor, rsrs.
Recomendo a Toscana, nós fizemos Florença, Siena, Pisa e Lucca, gostei muito de lá, principalmente da massa, incomparável!! E o melhor é que dá pra ir de uma cidade para a outra de trem, uma maravilha!! :)
Beijos
CurtirCurtir