Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #21

Voltei a rotina. É certo que to trabalhando menos do que antes mas ainda o suficiente para conseguir o que quero. E a escola… bom, esse é um capítulo a parte que vou deixar para um outro post de reclamações.

Fiquei meio maleixa a semana depois da volta da Itália e cheguei a conclusão de que é falta de sol, falta de vitaminas e falta de vergonha nas fuças porque não faço mais exercícios físicos há uma cara. Pra quem acha que não faz diferença é porque está há tanto tempo sedentário que nem lembra mais o quanto a gente fica animado depois que começa a se mexer. Vontade até tenho, só me falta motivação mesmo e por causa desse meu complexo de Macunaíma acabo deixando para depois e depois… meu ano de academia venceu e eu to pensando se vou lá renovar ou se vou trocar de academia.

Enquanto me debato com essa questão existencial de suma importância, aproveito para deixar um recado para os imigrantes: tomem vitaminas meu povo! Quando mudei para cá fiz de cara uma amiga nicaraguenha (quem nasce na Nicarágua… ou é nicaraguesa? To com preguiça de consultar no Google… falando nisso, vocês brincaram com a animação do Google hoje? Meu melhor tempo foi 24s… que vergonha, atropelei os obstáculos um trilhão de vezes, coordenação motora aqui passa longe… se meu bonequinho fosse real ia me mandar as favas e partir para o pronto socorro mais próximo consertar as canelas…)… Essa minha amiga toma vitaminas adoidado e sempre repetia e repete para mim que eu deveria ir no médico fazer um check up e pedir vitaminas. Eu nem… achava isso um exagero. Fugi e fugi, mas no final tive que me dobrar e agora to ficando “vitaminada”, pelo menos de vitamina D e B (6 e 12). Mas já ando pensando em incorporar mais algumas…

Não que a comida sueca tenha menos vitaminas do que a comida brasileira ou o quê, é apenas uma questão de adaptação: o corpo está acostumado a conseguir tais e quais vitaminas diariamente, daí a dieta muda e as danadas somem… demora um tempo para o bichinho reagir. Eu não acreditava nessa coisa de deficiência de vitaminas mas não adiantou nada… se eu tomo vitamina D todo dia me sinto menos cansada e essa é uma prova irrefutável de que eu preciso de uma complementação vitamínica na minha dieta.

Já com relação a vitamina B (6 e 12) não posso ver resultados – ainda – uma vez que comecei depois que voltei da Itália. Nem sei porque demorei tanto tempo – teimosia – já que a dermatologista disse que a rosácea também é provocada por falta de vitamina B12. Falando nisso, a mancha ainda não sumiu e eu ando bem desanimada com relação ao tratamento – ainda que a médica tenha insistido que os resultados podem demorar a aparecer…

Mas depois daquela consulta (lá em maio) decidi mudar de anticoncepcional – não por recomendação médica, mas apenas porque a dermatologista comentou que alguns anticoncepcionais contribuem para o aparecimento de manchas de pele (especialmente no rosto). Comecei a ler sobre o assunto e vejam só, há uma porção de fóruns na internet com relatos de mulheres que ficaram com manchas de pele por causa dessa ou daquela marca de anticoncepcionais; e quando você lê especificamente sobre melasma os anticoncepcionais combinados aparecem como um dos fatores que contribuem para a formação desse tipo de mancha de pele.

Além da rosácea eu tenho um pouco de melasma e me sinto muito mal com isso. Olhando assim não dá para perceber muito mas há algumas das manchas que nem a base  esconde e quando olho para minhas fotografias… não sei o que é, porque minha máquina fotográfica não é nem um pouco power, mas dá para ver muito bem todas as manchas escuras que tenho no rosto, e o resultado não é nem um pouco bonito. A coisa mais engraçada disso é que quando olho as fotografias que tirei no Brasil (começo de 2011 e antes disso) podia notar alguma coisa, mas apenas vagamente. Já com as fotos que tenho depois que mudei para a Suécia fica muito claro como as manchas cresceram e escureceram.

Detalhe é que quando mudei para a Suécia comecei a tomar um anticoncepcional combinado (de baixa dosagem hormonal) chamado Neovletta – talvez não por acaso, barato. Gente, não façam isso! Vale muito mais a pena pagar caro e ter um bom anticoncepcional. Antes desse problema de pele aparecer eu acreditava que efeito colateral de anticoncepcional era ficar gorda e ter celulite. Celulite aparece, aqui e ali com o tempo, mas ficar gorda por causa da pílula nunca fiquei e achei que tava muito bem. Ledo engano! Há três meses to tomando o anticoncepcional Yaz (o triplo do preço) e percebo as diferenças: meus sintomas de tpm (que estavam bem mais fortes, agora eu percebo) diminuíram bastante, eu estava com dores de cabeça (que entendia serem por cansaço) que sumiram depois que troquei de pílula. E o melhor: Yaz não contém estrogênio na fórmula… por isso tem muito menos efeitos colateriais (no que diz respeito a pele e cabelos).

Não quero fazer propaganda da marca mas insisto que olhem com cuidado para anticoncepcionais combinados. A prevenção a gravidez com anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal que não são combinados é mais sutil e você tem que realmente levar a coisa na linha: tomar a pílula a cada dia no mesmo horário (religiosamente) e ficar atenta porque durante o primeiro mês de uso o efeito anticonceptivo é zero. Pra mim deu certo, to contente com a escolha.

Quem sabe até meu problema cabeludo não some depois dessa? Com vitamina B ajudando…

Anúncios

8 comentários sobre “Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #21

  1. Ai, muito medo! Eu mudei para Neovletta há um par de meses, após ter problemas com a Yasmin e a Yasminelle. Curiosamente acho que me adaptei bastante bem à Neovletta mas agora estou assustada, manchas de pele não obrigada! Bem, por outro lado uso sempre protetor solar na cara (factor 30 no Verão) e espero que isso ajude. Tem que ajudar né?

    Quanto às vitaminas, é a maior das verdades, elas ajudam muito! Especialmente quando o sol é pouco e o exercício também. Eu sofro do mesmo problema, já não “malho” há imenso tempo e o que me vai ajudando é que gosto muito de dar passeios e além disso comprei uns dvd’s (yoga, pilates, dança indiana) que acompanho em casa e que dispensam todo o projecto de fazer a mala e ir para o ginásio… coisas difíceis quando não se está motivado!

    Bem, gostei do post. Continue a partilhar seus conselhos. Eu tenho a impressão que os Brasileiros são especialistas em beleza e por isso sempre fico entusiasmada quando leio/ouço conselhos desse tipo :)

    P.S.: Não vejo manchinhas na sua foto, vejo sim uma face muito simpática!

    Joana

  2. Oi Joana!!
    Não acho que você deva se preocupar com o Neovletta se sente que se adaptou bem. No meu caso desde que comecei com ele senti que tinha dores de cabeça com mais frequência do que o normal, até comentei com a barnmorska mas ela disse que seria difícil definir se isso era um efeito colateral ou não… concordo com ela. A questão é que agora que mudei para o Yaz as dores de cabeça praticamente desapareceram, então agora posso entender isso.
    Mas sabe como é, cada mulher responde de um jeito com relação aos anticoncepcionais. Tem gente que usa Yasmim a vida toda e acha uma maravilha! Nunca teve problemas. O caso das manchas no meu rosto acho que o anticoncepcional combinado (o Neovletta é apenas um deles) acabou por contribuir para um problema que já existia. E como você mesmo comentou, usar protetor solar é essencial e quando me mudei para cá deixei de fazer isso porque aqui em Göteborg quase não se vê sol, então parece que não precisa.
    Agora uso fator 50, faça chuva ou esteja nublado (porque sol é só lá de vez em quando!).
    Minha carinha simpática é de 2010! Tenho que tirar uma foto nova, mas dai vai rolar um photoshop antes de publicar no blog…
    Beijos!

  3. Ola Maria! Long time…tudo bem? Eu comecei a tomar as vitaminas depois da gravidez, e olha quase não sinto cansaço, ou seja, depois vou continuar tomando as bichinhas… Quanto ao anti, sempre usei o yasmin, passado pela minha dermatologista ainda no Brasil, ou seja, sofro com problemas de pele. Nossa, tenho espinhas e por causa delas, manchas e ainda depois da gravidez tenho melasmas, espero que os danados sumam ou pelo menos clareiem com o tempo, depois que o bb nascer, e olha que uso protetor solar sempre, desde que morava no nordeste escaldante do Brasil. Quanto aos exercícios físicos, posso dizer, vc só tem a ganhar! Amo praticar esportes, mas agora estou limitada a coisas bem leves, mal vejo a hora de dar as minhas corridinhas e pegar literalmente no pesado rsrs. Faça um esforço, nem que seja começando com 30 min diários, com a ajuda das super-vitaminas, vc vai ter muito mais disposiçao no seu dia. Bjos

  4. Oi Michele!
    Legal que você passou por aqui, espero que esteja tudo bem contigo e com seu baby.
    Pelo que li, é meio comum o aparecimento de melasma durante a gestação, e que quando é esse o caso é mais fácil de as manchas sumirem. Melasma está bastante relacionado a questão hormonal e com a gravidez vem uma enxurrada de hormônios.
    Caminhar eu até curto, só não curto correr. Andei meio desmotivada de ir a academia mas agora to entrando no pique de novo, ainda mais porque eu percebo que preciso, e muito, me mexer.
    Tudo de bom pra ti guria!

  5. Ops, Não é que me receitaram o Neovletta aqui? Estou na segunda cartela, a única coisa que não gosto de anticoncepcionais é que eles fazem meus seios crescerem, bom eles eram pequenos demais, mas não quero que continuem a crescer, hehe. Efeito zero no 1° mês? Espero que no segundo funcione, pois não quero nenhuma surpresa daqui há alguns dias. beijos

  6. Oi Josy!
    Efeito zero no primeiro mês é para anticoncepcionais de baixa carga hormonal NÃO COMBINADOS, eles tem apenas um hormônio na fórmula mas o Neovletta não entra nesse time. Eu também senti diferença no tamanho dos seios, mas não cresceu muito não – infelizmente (uma turbinada aqui cairia bem!!)
    Heheh!
    Beijos!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s