Glögg!

glöggEssa não é a onomatopeia sueca para engolir, o nosso glug! glug! ou glup! glup!. Glögg é uma espécie de quentão sueco tradicionalmente consumido no período do Natal. Essa bebida não é feita apenas a base de vinho – na Suécia o “quentão” pode ser feito a base de cachaça (leia-se vodka – hahahaha. Brincadeira, na verdade eles usam brännvin, um tipo de graspa) ou svagdricka (um tipo de cerveja ruim), vinho fraco ou um tipo de saft; assim como também existe o glögg sem álcool.

Ontem fomos a casa de amigos que promoveram uma brincadeira: uma prova de glöggs acompanhado de um quiz. Assim fiquei por dentro tanto da história do glögg (que a partir de agora chamarei de quentão sueco) como de algumas curiosidades.

Os inventores do quentão foram os gregos e eu nem entendi direito essa afinal, na minha ideia na Grécia só existe verão (e depois eu reclamo quando me perguntam se fui eu que ensinei o Joel a falar espanhol…). As primeiras receitas de quentão continham basicamente vinho e temperos (canela, gengibre, cravo, mel…).  O termo glögg foi utilizado na Suécia pela primeira vez em 1609 e foi originado a partir de um verbo antigo att glögda (esquentar) porque o pessoal esquentava o vinho.

Atualmente bebem-se cerca de 5 milhões de litros de quentão sueco no período do Natal mas, diferentemente de nós, os suecos compram o seu quentão diretamente no Sytembolaget (a loja de bebidas alcoólicas). Os amigos que nos convidaram para o glöggprov fizeram seu próprio quentão em casa de forma artesanal, usando alguns temperos, svagdricka e beterraba. O resultado ficou interessante mas pessoalmente, ainda prefiro o quentão brasileiro – não que seja muito melhor, mas é que já estou acostumada.

Beber quentão sueco faz parte das tradições de Natal. A primeira vez que experimentei o pessoal esquentou o quentão e depois adicionaram uvas passas e nozes. O quentão sueco é tão doce quanto o nosso – menos o caseiro dos nossos amigos que estava bem forte – e eu acho engraçado que o quentão é servido acompanhado das guloseimas doces de Natal como as famosas pepparkakor. (Nunca viu uma pepparkaka? Imagem aqui). Doce com doce…

Falando em “doce que te quero doce” experimentamos um quentão de lakrits – aquele doce feito de anis que às vezes leva sal e é uma das manias nacionais – e eu curti bastante; apesar de parecer super forte, alcoolicamente falandoNa Suécia o quentão é temperado de várias formas e a cada ano é lançado um “sabor do ano”. 2012 foi o ano de uma frutinha japonesa, o yuzu, que é uma espécie de “bär” (aqueles frutinhas azedas que dão no “mato” como framboesa) realmente azeda. O sabor do ano do quentão sueco ano passado foi café (???) e em 2010, açafrão.

O quentão é realmente popular nos países europeus e pode ser encontrado em praticamente todos os países; mas claro que a receita tem, apesar de contar com o mesmo princípio, características especiais de cada localidade – como o caso do glögg. Então, algumas curiosidades: na Alemanha o quentão é chamado de glüwein; nos países ingleses mulled wine; na França e Suiça vin chaud; na Itália vin brulé; na Romênia vin fiert; na Sérbia kuvano vino; Eslovênia kuhano vino; Polônia, grzane wino; Eslováquia varené vino; na Rússia: глинтвейн (a pronúncia é muito simples: se lê exatamente como se escreve); República Tcheca svařené víno; e por fim, forralt bor na Ungria (fonte: Wikipédia).

Decorou? Qual é o quentão que você já provou? Preferidos?

Hahahaha… Quem tiver uma receita secreta e quiser partilhar seja bem vindo. Acho que ano que vem também vou entrar nessa de tentar fazer meu glögg caseiro… ou não!

Anúncios

3 comentários sobre “Glögg!

  1. Provei quando estive aí em Gotemburgo há umas três semanas atrás. Gostei muito!
    Ah…Maria, mandei outro emailzinhuuu, vê lá na sua caixa de msn…
    Bjao!

  2. Oi!

    Josy,
    Por que somente o sem álcool? É melhor?
    Eu nunca experimentei o glögg sem álcool… mas o quentão de suco de uva a gente tomava também.

    *****
    Gerusa,
    Acho muito mais fácil se acostumar com tudo por aqui quando a gente gosta das coisas suecas. Eu gosto de algumas, já de outras… hehe. Obrigado por deixar o coments, é sempre mais fácil identificar o e-mail por meio disso (além de servir como lembrete!).

    Tchauzinhos!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s