Uma Caipira em Oslo

Parece que minha vida é só passear ultimamente e sim, por um lado, acabei de voltar de Portugal e já dei uma esticadinha para Oslo. De certa forma acho meio esquisito escrever para falar de viagens, mas estou aprendendo a fazer isso melhor e até achando legal. Não que dê mais popularidade ao blog – na verdade, os posts sobre coisas normais do dia a dia é que são mais populares – mas acredito que tem muita gente que gosta de ler sobre esse tema, então aproveito o gancho para recomendar a leitura sobre uma viagem a Madeira (aqui e aqui), e outra a Londres (com início aqui).

O pulinho que demos até Oslo não teve nada a ver com turismo ou o tipo de viagem que fizemos até Portugal. Não porque Oslo fique apenas a três horas e meia de ônibus de Göteborg, mas porque fomos rever amigos. Aqui na Suécia é um tanto comum o pessoal passar um ano ou dois trabalhando na Noruega – ou pequenos períodos a cada ano, dois anos – porque a língua é parecida, suecos são bem vindos e bem vistos (como excelentes trabalhadores) na Noruega e porque lá a coroa é mais forte.

Pra quem não sabia, na Escandinávia (Suécia, Noruega, Dinamarca – Finlândia pode estar dentro ou não, depende a fonte) a moeda não é o Euro, mas a coroa: coroa dinamarquesa, coroa norueguesa e coroa sueca.  Dentre as três a mais forte é a coroa norueguesa.

Por coincidência, uma série de amigos do Joel vive em Oslo agora (estão até em campanha para que mudemos) e a gente resolveu dar um pulo até lá para dar uma espiada no ambiente. A primeira impressão é que de alguma forma continuamos na Suécia, acho que Oslo é uma cidade que lembra Göteborg, por exemplo. Claro que a língua, apesar de ser semelhante na escrita, soa muito diferente e, o mais impactante de tudo: pensem em um país caro… pensaram? Então, agora pensem em Oslo como um lugar muito, muito mais caro! A Noruega é considerada o país com melhor qualidade de vida do mundo, mas o custo de vida lá é sinistro.

(Nós não vamos mudar para Oslo).

Então no sábado experimentei uma coisa muito legal pela primeira vez na minha vida: andar de trenó. Hahaha! Claro, senão não teria porque escrever esse post! Pegamos o trem (trikken, em norueguês) número 1 em direção a Frognerseteren e andamos até o fim da linha (cerca de 25 minutos saindo de Majorstuen) onde há uma pista que desce a montanha. O melhor de tudo é que a pista termina ao lado de uma das estações do trem número 1 (Midtstuen), então é só por o trenó embaixo do braço e pegar o trem montanha acima de novo!

Antes da descida...

Antes da descida…

Existem vários tipos de trenós e esse com o qual descemos tem o nome de kälke. No alto da montanha há uma estrutura para o pessoal que vai lá para se divertir, com cafés, banheiros, e lojas onde você pode alugar um “kälke” para o dia. O problema é chegar até lá a primeira vez pois o caminho é lotado de gente que sai para esquiar, assim como outras pessoas que já alugaram/trouxeram seus próprios trenós, crianças e cachorros para descer a montanha; e as trilhas, tantos para pedestres como para os demais é a mesma! Uma confusão que nos valeu muitas gargalhadas pois a pista estava um sabão: nevou, as temperaturas subiram, desceram, subiram, desceram; a neve derretou, virou gelo, nevou por cima… resultado: todo mundo caiu ao menos uma vez! Fora as milhares de vezes que escorreguei e me recuperei no último minuto… voltei para casa com dor nos músculos pelo esforço de me equilibrar – assim como pelo esforço de guiar o trenó, o que não é nada fácil.

Animada para descer pela primeira vez!

Eu procurei algumas informações sobre a pista na internet, como qual é o comprimento e etc, mas não encontrei nada. A descida toma em média 15 minutos, o suficiente para congelar os meus dedos – não estava com luvas apropriadas – e para molhar a bunda – não tenho calças a prova de água.

Eu era a última... sempre!

Eu era a última… sempre!

O trenó pega uma velocidade muito louca e eu não aprendi a controlar ele. Por certo, os pés ficam apoiados nas pontas dianteiras do aparato e para virar a esquerda faz-se pressão com o pé direito enquanto relaxa o esquerdo… e vice versa. Que louco não? Parece aquelas aulas de esportes olímpicos dos antigos desenhos do Pateta. Com o gelo o trenó desliza bastante para os lados, assim durante a primeira vez que desci andei mais devagar freando bastante – freio de pé, como nos Flintstones. Cheguei por último todas as vezes mas eu queria aprender a dirigir o trem – tem carteira para trenó? Na segunda rodada desci mais rápido, mas fui atropelada e atropelei um homem – com a criança dele pode? Na terceira fui mais confiante, um pouco mais cautelosa – pra não atropelar ninguém – mas desci mais rápido, pulei muito e dei um cavalo de pau.  Sorte que eu tinha um elmo – ainda que ridículo!

Parece coisa de criança mas é super legal e como comentei, a montanha estava cheia de gente descendo e cheia de gente animada entupindo o trem e gargalhando com suas gafes de descida…

Super recomendo!

*****

Aluguel do trenó de madeira: 80sek sem capacete; 100 sek com capacete

Aluguel do trenó de metal: 125sek com capacete; 150sek para devolver no final da descida.

Anúncios

7 comentários sobre “Uma Caipira em Oslo

1. Olá Maria, nossa que post animado!!
    Deu até vontade de tentar o tal esporte, e olha que eu sou a mais estabanada das criaturas, rs! Eu estive em Oslo também com o meu namorado, e achei algumas pessoas um tanto quanto esnobes, apesar de muita gente achar que suecos e noruegueses são parecidos. Mas amei conhecer a cidade, tiramos belíssimas fotos por lá, achei tudo muito bonito e muito caro, assim como você disse. Fiquei me perguntando como as pessoas conseguem viver bem por lá. porque apesar dos altos salários, o custo de vida deve ser astronômico :).
    Beijos, to adorando ler sobre suas viagens

2. Você faz bem em aproveitar para viajar, Maria, uma das coisas que eu adoro na Europa é o facto de ser relativamente fácil visitar outros países em pouco tempo. É tão bom!

Das capitais nórdicas vizinhas, apenas visitei Copenhaga (gostei muito!). Também gostaria de ir a Oslo e a Helsínquia, por curiosidade, mas a verdade é que não conheço ninguém nessas cidades e em princípio só irei se surgir uma oportunidade inesperada. Eu adoptei uma atitude de “se é para gastar dinheiro, então quero ir a sítios que não me façam lembrar a Suécia” kkkk, eu preciso de férias da Suécia!

Beijos

3. Oi Carioca!
    Bem vinda de volta! Aproveitou bem o tempo com o namorado?
    Pois é, no fim das contas é assim que fica mesmo: as pessoas precisam de salários altos para viverem em cidades onde o custo de vida é alto, o difícil é sobreviver quando um não corresponde ao outro. No fim das contas, acho bom viver bem, indiferente de viver com grandes salários ou não. Pra mim deu medo, muito medo ver o preço das coisas por lá! Não achei a cidade assim tão linda, acho que não conheci muita coisa mas afinal, acho que Lisboa é fantástica comparada com Oslo.

*****
    Joana!
    Também quero ver outros lugares e tirar férias da Suécia. A vontade fica ainda mais forte quando aqui é tão escuro… mas agora os dias estão, finalmente, voltando a ter mais luz. Passei por Copenhague duas vezes mas nunca visitei a cidade, não tenho curiosidade especial por ela e nem por Helsinque. Quero muito voltar a ver Stockholm e agora, acho que irei em breve!

Beijos moças!

4. Pingback: Mais sobre o inverno « Uma Caipira na Suécia

5. Oie, desculpa pela demora. Respondendo à sua pergunta, aproveitei muito o tempo com o meu lindo, mas deixei algumas coisas da faculdade de lado. E quando ele foi embora, só me restou correr atrás do prejuízo :p. Pulei o carnaval, fazendo a monografia, e olha que aqui no Rio, o carnaval bomba!!
    Na verdade, não sei se foi Oslo que eu achei bonita, nós fomos de carro e na volta paramos próximo a uma ponte “Ormsund Bro”, e o local era muito bonito, pelo menos eu achei e tiramos fotos lindas.
    To louca pra conhecer alguns lugares em Portugal, já ouvi muitos elogios a várias cidades, tá na lista dos próximos destinos :).
    Beijos

6. Hahahaha, Carioca!
    Imaginei você com o notebook acoplado a uma mesinha suspensa, pulando carnaval ao mesmo tempo em que escrevia a monografia! A Noruega tem os fiordes e eles são lindos, eu concordo. Só que me dá medo o preço de tudo. Me dá medo só de olhar!
    Beijimsssss

7. Quase isso! Mas sem o auxílio luxuoso da mesinha suspensa, porque eu não tenho. No caso, a mesinha era eu mesma! rs … de vez em quando, eu dava uma “sambadinha” ao som da bateria das escolas que desfilavam e que eu assistia pela TV, pra não surtar. Mas, graças a Deus, acabou.
    Sim, são lindos os fiordes, eu queria conhecer todos. E sim, as coisas são absurdamente caras, e eu também não gostei da comida.
    Beijos, to chegando!!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )