Vida dura, corpo mole e pudim

Fonte: Google.

Fonte: Google.

Só uma passada super rápida para reclamar um pouco: peguei uma gripe foda brava e caí na cama todo o fim de semana. Tudo começou com uma dor de garganta que mudou para algum tipo de virose e depois de correr para o banheiro  e deixar tudo o que eu tinha comido – por meio das duas vias possíveis – só me restava me arrastar pela casa.

Falta de vitamina D (comprei na semana passada depois de ficar um mês sem) ou falta de sorte?… ou as duas? A temperatura tem variado muito e fica dançando entre os 5 graus C e menos 5 graus; num dia chove e noutro tem sol e tudo está congelado. Nunca fiquei doente por pegar um vento torto mas parece que para tudo tem primeira vez. Até pode parecer que não tem nada a ver, mas uma pesquisa recente mostra que a vitamina D reforça a imunidade – especialmente contra infecções virais. Pesquisa aqui. Alguém leu isso e colocou no facebook, só pode, porque parou até no jornal a notícia de que o estoque de vitamina D acabou na cidade – justamente quando as minhas acabaram. Depois foi a minha memória que acabou por esquecer que a vitamina D tinha acabado… agora não esqueço mais.

Não me lembro da última vez que fiquei tão mole assim – ou sim, acho que lembro, foi a quando tive uma dor de garganta terrível e fui correndo para casa da minha mãe. Sem chance de correr para casa da mãe – e muito menos para casa de nenhum parente (suecos tem horror a infecção – fique em casa) – nem pude ficar dodói direito – pra ver como a vida no exterior é dura. Fiquei injuriada com meu corpo mole e decidi que ia gastar o resto das minhas forças tentando fazer um pudim. Olha que foi o esforço porque eu tava me arrastando… mas eu queria fazer de conta que estava em casa, e sobremesa de domingo era sempre aquele pudim gostoso que minha mãe faz.

E essa foi a pérola do fim de semana. Fiz um pudim de forno super prático que ficou maravilhoso. Pena que não pude comer quase nada porque nada parava no estômago… o Joel adorou! A receitinha é muito simples: açúcar para a calda, 1 lata de leite condensado, 1 lata e meia de leite, uma colher de maizena, 3 ovos. Derrete-se o açucar direto na forma e depois de carmelizado, junta a massa feita de todos os outros ingredientes bem batidos. Eu deixei no forno por 40 minutos com a temperatura de 180 graus porque apesar da receita que eu copiei indicar 30, depois dos 30 minutos o pudim tava mais mole do que eu. Mas no fim tudo deu certo e no domingo tinha pudim.

E não fiquem com nojo pois fiz o pudim achando que estava cansada e com dor de garganta, só.

Anúncios

7 comentários sobre “Vida dura, corpo mole e pudim

  1. Oi Josy!
    Bem vinda de volta as terras geladas flor! E sim, ficou bem gostoso, só vale a pena dar uma variada no tempo de forno, acho que os fornos elétricos não geram o mesmo tipo de calor de um forno a gás. A receita é para poucas porções, ficou um pudim pequenininho que dividimos com o vizinho e foi na medida pra não sobrar…
    Abraços!

  2. As melhoras rápidas, tb eu apanhei a vacina da gripe e estou com uma gripe , beba, bastante mel, com sumo limâo misturado com laranja, ou um chá de limâo com mel , leite quente com mel, e a gripe tem de ir embora. beijo

  3. Isso que você teve não terá sido vinterkräksjuka? Os sintomas são parecidos. Tive isso há dois anos, juntamente com o viking, e espero nunca mais repetir a experiência…
    Este inverno, por enquanto, ainda não fiquei doente. *batendo 3x na madeira*
    As melhoras!! Beijos!

  4. Olá Maria,
    Espero que você melhore logo, também acho que resfriado e gripe nos deixam muito moles, concordo geral!
    E dalhe vitamina C que resolve de verdade, muitos estudos já foram realizados para comprovar isto. A final para nos protegermos temos que fortificar a imunidade, podemos ingerir alimentos fontes de vit C, zinco, vit E…

    Ah…você mesmo com gripe tem ânimo para escrever aqui no blog…parabéns!!

    Bjos!!

  5. Oi Maria!
    Aproveitando o tema sobre pudim, quero perguntar algo. Na Suécia é fácil achar forma de pudim? E creme de leite ?

    Sobre isso da vitamina D aumentar a imunidade eu também já tinha lido. O pediatra do meu filho de Portugal indicava p ele vitamina D. Quando voltei p o Brasil, perguntei ao pediatra daqui se não seria bom ele continuar com a vitamina D , mas ele disse que não havia necessidade pois temos muito sol. Enfim…

    As melhoras pra vc. Bjo

  6. Oi gente, hoje que vi que esqueci de responder esse aqui… sorry!

    Oi Maria!
    Obrigada pelas dicas, isso me lembra coisa de mãe. Eu sou meio disciplinada quando estou doente, gosto de fazer um pouco de manha e ficar deitada mas no mais eu me esforço para fazer algo que me dê forças para me recuperar rápido. É sempre bom aprender novas dicas para poder fazer alguma coisa a respeito…

    *****
    Joana,
    Hahahaha! Batendo três vezes na madeira! Espero que você passe o inverno inteiro sem problemas… não sei ao certo se foi vinterkräksjuka, a diarreia e o vômito foram passageiros, apesar da sensação de enjoo permanecer. O que me surpreendeu é que fiquei muito cansada, exausta mesmo, a Karine comentou que pode ter sido uma crise de stress, mas eu espero que tenha sido apenas gripe mesmo, numa versão mais elaborada. Agora estou ótima!

    *****
    Oi Gerusa!
    Ânimo e ânimo, demorei um pouco para escrever, apesar de ficar em casa prestando atenção no papel de parede (não me dou com TV quando estou doente). Como muita coisa verde, principalmente tudo que é verde escuro. E vitamina C… bom, tomei tanto suco de acerola da última vez que estive no Brasil que não acredito ser um problema, mas é sempre bom estar de olho… obrigada pelas dicas!

    *****
    Solange,
    Eu comprei uma forma daquelas com furo no meio mas não e uma forma de pudim e sim uma forma de bolo. Esse pudim não vai para banho maria, ele vai direto no forno mesmo e deu certo sabe? Fiquei meio ressabiada no começo mas tudo foi bem… Creme de leite eu nunca vi, mas provavelmente você encontre em uma loja de estrangeiros (turcos, indianos, chineses e árabes tem de um tudo!), já leite condensado tem no mercado mesmo (kondenserad mjölk).

    Beijos gurias!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s