Micos

Sempre que aprendemos uma coisa nova erramos muito, afinal é errando que se aprende. Mas se tem uma coisa que realmente não é legal é errar feio e na frente de um monte de pessoas quando estamos aprendendo uma língua nova.

Pessoalmente penso que existem três grupos diferentes de pessoas no que se refere ao tipo de comportamento no momento de experimentar uma língua nova. No primeiro, as pessoas são muito tímidas e só falam quando tem certeza de que estão falando bem e corretamente. No segundo, elas – como eu – são mais ou menos descoladas e tentam falar mesmo quando erram algumas coisinhas aqui e ali. E por fim tem o povo que fala de qualquer jeito e não tá nem aí, muitas vezes ri de si mesmo e nem se esquenta quando paga um micão de linguagem.

Para o primeiro e o segundo grupo, penso eu, é muito difícil errar em público. Eu fico muito puta da cara comigo mesma quando eu falo uma abobrinha gigante em público ou quando eu converso com uma pessoa que fica pedindo para mim repetir porque não entendeu o que eu estava falando. E fica pior quando a gente encontra alguém que quer sacanear com a nossa cara.

Fonte: Google

Fonte: Google

Aí que num dia desses (já em outros carnavais) estávamos comemorando entre amigos – alguns conhecidos, outros não – em um bar na cidade e o garçom chega e pergunta o que queremos beber. Eu logo disse “jag vill ha öl” (eu quero cerveja) e estava muito satisfeita comigo mesma… Até ele fazer careta e perguntar: “Ol? Vill du äta?” (Peixe? Você quer comer?).

O “ö” sueco tem um som muito complicadinho, é muito difícil aprender e muitas vezes a gente pronuncia como “o” mesmo. Infelizmente, faz uma grande diferença porque cerveja virou peixe (aqueles peixes que parecem cobras tem o nome de ol em sueco) – mas claro que o garçom foi um tremendo fdp comigo. Ele perguntou o que queríamos beber e está escrito na minha cara bem grande “estrangeira”. Todo mundo na mesa riu, e eu me senti muito mal. Vai demorar até aprender o “ö” e agora, sempre que saímos beber e eu quero cerveja digo: En stor stark, tack.

Fica a dica, se alguém quiser aproveitar.

PS.: A Lu Maciel (que deixou um coments logo abaixo) mandou uma dica valorosa: esse site chamado Lexin. Nessa aba o site exibe a palavra que você procura seguida de pronúncia (tem até o áudio gente! Uma maravilha! Clique na palavra “lyssna” que aparece ao lado da palavra que você procurou) e logo abaixo qual a forma da palavra no definido, plural e plural definido. Muito obrigada Lu, você salvou nossas vidas e seremos eternamente gratos! O exagero é só brincadeira viu?

Anúncios

2 comentários sobre “Micos

  1. Hej, essa palavra é muito difícil de pronunciar, pra mim era a palavra 7(sju), levou um tempo. Eu deixo aqui um link onde você pode aprender a pronuncia da “öl” e outras palavras.
    Lycka till!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s