Já percebi que vou ter que melhorar a visualidade da seção porque ainda tem um monte de gente que me manda perguntas sobre visto de turista para a Suécia. Bom que, uma vez que o texto já existe, apenas copio o link e mando como resposta para os preguiçosos . Sim, eu acho que é preguiça mandar um e-mail para perguntar como é que se consegue visto de turista para um país afinal esse é o tipo de informação que muito rapidamente se consegue na página inicial das embaixadas. Eu não fico stressada com quem me escreve pois eu reconheço os meus pares; eu também sou preguiçosa ao extremo e por isso mando mesmo tudo no Ctrl c+ Ctrl v.
E voilá que essa semana recebi perguntinhas novas e já atualizei a seção com duas delas:
1. O seguro viagem é obrigatório?
Segundo o site Viaje aqui o seguro viagem é obrigatório para turistas que estejam visitando a zona de Schengen, da qual a Suécia faz parte. Pessoalmente nunca ouvi dizer que alguém foi mandado embora por não ter seguro, mas acho que não é essa a questão: a questão é que acidentes acontecem e é melhor estar preparado para o pior do que acabar com as férias (e com as suas economias pelo resto da vida) só por causa de economizar uns poucos pilas no Brasil antes da viagem. Bancos tem seguros mais baratos do que agências de viagem, entre em contato com seu gerente!
Para turistas em visita a zona de Schengen a validade do seguro deve se estender por todo o tempo de permanência do visitante na área e a cobertura deve ser de, no mínimo, € 30 mil.
2. Preciso tomar alguma vacina antes de visitar a Suécia?
Na Suécia existem poucas doenças loucas (típicas de países dos trópicos) como malária e similares e normalmente são os suecos que tem de tomar 300 vacinas diferentes quando eles saem para o mundo. Na Suécia nem barata sobrevive (há controvérsias…). Entretanto se você vem para cá na primavera/verão e vai estar em contato direto com a natureza é bom tomar a vacina contra o TBE, uma doença transmitida pelo carrapato tick que afeta o sistema nervoso central podendo deixar sequelas e/ou até levar a morte. A variedade de carrapatos nas florestas suecas é para ninguém botar defeito e alguns deles transmitem pequenas enfermidades também, por isso não é legal arriscar por as férias a perder e ficar no mato sem ter tomado uma vacina. Maiores informações sobre o tick nesse post aqui.
E por enquanto é só!
Olá, então, o seguro viagem é obrigatório sim, e eu não aconselho a viajar sem ele. Ao mesmo tempo que há pessoas que arriscam e não têm problemas, há quem seja obrigado a voltar ao país de origem por não possuir o bendito , na minha opinião, é uma questão de sorte … assim como há pessoas que ultrapassam o limite de permanência em país estrangeiro e são punidas e outras não.
Quando eu fui embarcar para Europa no ano passado, aqui mesmo no Brasil, na fila do controle de passaporte, já me perguntaram se eu tinha o seguro e me orientaram a apresentar na imigração (foi em abril de 2012 e estava em todos os noticiários que uma senhora tinha sido impedida de entrar na Espanha, segundo as autoridades, por não possuir uma série de documentos, entre eles o seguro saúde, além de não ter cartão de crédito internacional). Ao chegar na França (não há vôos diretos Rio-Estocolmo, e o turista passa pela imigração no primeiro país estrangeiro, e depois não passa mais, dentro da área de Schengen), na imigração, eu precisei mostrar o seguro, mesmo tendo sido convidada (tinha a carta custeio de um cidadão sueco), se o tal seguro fosse dispensável, acho que não pediriam que eu mostrasse, além do que, a depender do país onde você vai passar na imigração, os agentes podem ser mais rígidos ou mais tendenciosos a dificultar a entrada de estrangeiros, portanto, o meu conselho é não arrisquem! Sem contar no prejuízo financeiro que a pessoa vai ter se sofrer um acidente no exterior, os custos são altíssimos. Além do mais, há alguns seguros que oferecem outros benefícios (seguro bagagem, orientação jurídica, etc).
Uma dica, a maioria dos cartões de crédito internacionais (é primordial ter um cartão assim para viagens internacionais), oferecem esse seguro. Alguns exigem que a pessoa compre a passagem ou faça a reserva do hotel utilizando o cartão, outros já oferecem gratuitamente. Como é muito fácil viajar pela Europa, sugiro que solicitem o seguro para toda a área de Schengen (se não houver custos extras), independente do planejamento inicial. Tem também um site (http://www.axa-schengen.com) que oferece seguros viagem por preço bem mais em conta do que encontramos aqui no Brasil (mesmo com o IOF), e é possível contratar de qualquer lugar do mundo. Pode parecer sem sentido essa informação, mas não é, imagine que você viajou pensando em ficar por 10 dias, aí você resolve que vai estender sua estadia, você fica descoberto e para contratar seguros de empresas/cartões brasileiros, você precisa fazê-lo estando no Brasil, não é possível contratar o seguro estando no exterior. Além do mais, nesse site há a opção de seguro para o Reino Unido (que não faz parte da área de Schengen).
Nossa, ficou gigante meu comentário … mas quando eu viajei, era marinheira de primeira viagem e tinha muitas dúvidas, tentei colocar tudo que eu aprendi aqui. Espero ter ajudado :)
Beijos
CurtirCurtir
Oi Carioca!
Seu coments ficou maior que o post! Hahahaha… mas muito obrigada pelas informações, eu não sabia dessa confusão que tinha dado aí no Brasil com a senhora que foi barrada na Espanha – li um pouco sobre isso mas não sabia que a questão também rolava em torno do seguro viagem. Posso usar seu coments como resposta para essa pergunta? Afinal, sua reposta está muito melhor do que a minha. Com os devidos créditos, claro.
Beijos!
CurtirCurtir
Olá, sim, ficou gigante!!
Claro que pode usar, fico feliz em ter ajudado!
Bjs
CurtirCurtir
Eu sempre quis viajar pra Suécia, tenho o dinheiro e tudo. Mas com o preconceito NEM INVENTO
CurtirCurtir