Mudei!

Deixei meu bairro de estrangeiros barulhentos e coloridos para cair em uma vila bem sueca. É sinistro. E tipo, uma vila mesmo, tenho quatro vizinhos e  ouço o sino das seis horas tocar. Mas curti muito isso!

No sábado juntamos uma galera que ajudou a carregar nossos móveis – que pareciam quase nada, afinal, quando se mora em 40m quadrados a coisa deveria ser simples, certo? Errado! Precisamos de três viagens até o trem ser completo… Adivinhem só quem é que estava no meio dessa galera? A Vânia do “Diário de uma Teimosa” e o maridão dela! Um muito obrigado super especial para vocês dois!

Depois de todo o carregamento e descarregamento olhei para todas aquelas caixas e a bagunça e tudo parecia tão surreal. Todos os meus móveis em uma casa. E tipo, eu tenho quintal agora.  E muitas caixas para organizar! Nem sei onde estão todas as minhas roupas e minha sorte é que não trabalho até quarta feira. Enfim, parece incrível, decidimos meio de supetão e agora é real: temos uma casa.

Temos e temos pois não compramos. A história  é longa e os detalhes desnecessários e para simplificar a coisa toda mudamos porque “alugamos” a casa por um ano. Alugar não seria bem o termo, mas tudo é meio enrolado. Certinho, ao modo sueco, mas enrolado. Na verdade, temos um acordo com o dono e dentro dos termos do nosso contrato podemos mexer na casa durante esse período, trocar papel de parede, pintar, fazer pequenos e grandes reparos e um monte de outros etc. E queremos, o Joel parece criança em dia de Natal e até eu estou doida para começar. Na verdade, já comecei: estou faxinando a casa todinha!

Fazia parte do acordo pegar a casa do jeito que estava, ou seja, com tudo dentro. Aquilo que o dono queria ele levou embora e agora é com a gente fazer o faxinão. Quando entramos na casa no sábado estava uma bagunça, com as nossas coisas misturadas as coisas que o antigo dono havia deixado, um caos! A Vânia me deu uma ajuda de fada na cozinha – obrigada de novo mulher! – e depois disso ficamos eu e Joel organizando quarto por quarto.

Dica de limpeza: para tirar o ferrugem de talheres use coca cola.

E tiramos muita coisa daqui que não vamos usar. Separamos o que é possível ser aproveitado para o second hand e o restante vai (e já foi) para o lixo. E não é bem assim, pegar tudo e colocar num saco e deixar num depósito não: cada coisa tem que ser separadinha dentro de categorias (vidro, metal, papelão, plástico duro, coisas que não há como reaproveitar e serão queimadas, porcelana/vasos, eletrodomésticos, madeira, químicos); sendo que os remédios (mesmo os vencidos) devem ser devolvidos nas farmácias. Falando nisso, a Priscila do “Mineira abaixo de Zero” acabou mesmo de escrever um post contando como é que funciona essa coisa de separar o lixo por aqui. Curioso? Clique aqui.

Como não achei a máquina fotográfica ainda, deixo aqui uma ideia de como a casa parece. Mas não, a gente não mora num prado…

casa

Anúncios

16 comentários sobre “Mudei!

  1. Ai que delícia!!! Eu sou apaixonada por casas vermelhas com janelas brancas e eu e o Johan sonhamos com o dia em que possamos comprar uma!

    Eu acho que em casa nós temos muito mais liberdade, nem perturbo e nem sou perturbada !

    Parabéns! Beijos

  2. Morar numa casa…. Que sonho. Acho que eu e o Calle nunca teremos dinheiro pra ter uma casa em Estolcomo, pq tudo aqui é o olho da cara.
    Parabéns!!! Que vocês sejam muito felizes no novo lar. Aos poucos vai colocando fotos da casinha pra gente ver.

    Bjo

  3. Que típica casa sueca! Mais típica, nao existe! hehehehe… Que momento incrível Maria. Curta essa arrumação, colocar sua energia nos cômodos, nos objetos, escolher tudo com carinho. Parabéns pela casa e muita felicidade nessa nova etapa! beijos

  4. Maria!
    Foi um prazer ajudar vocês. Além da arrumação ainda pudemos nos divertir bastante e olha que foram muitas risadas :D. Até aquele momento as mãos de fada ainda estava intactas, mas agora mais parecem as mãos da Bruxa de Blair – se é que ela existe kkkk.
    Parabéns novamente pela conquista de vocês e muuuuuuitas felicidades!
    Beijos, beijocas e beijões

  5. AMEI! Ai, vou mentir não, me deu uma invejinha! Uma casinha vermelha e com QUINTAL? AAAAI! Eu ia ter logo dois cachorros e três gatos, plantar um pé de manga, botar uma rede e… Bom… Talvez a manga e a rede não rolem aqui na Suécia, mas pense na felicidade, morar no campo, pertinho da floresta, o sino da igrejinha tocando, os passarinhos, o sol maravilhoso, bem idílico assim! Bom demais, Maria :-D

  6. Pode ficar com inveja da boa? Pode? Então eu fico. Adoro essas casinhas. São L-I-N-D-A-S! E eu não quero me fazer de convidada não (cof cof), mas aposto que esse quintal dá para fazer uns belos churrascos no verão!

    Curta muito sua casa nova! Vocês merecem!

    Beijos

  7. Adoro mudancas, apesar de ser trabalhoso é sempre bom dar uma renovada, respirar novos ares :)
    Nao vejo a hora de poder me mudar também, espero que para perto de uma cidade grande como Götborg.
    Felicidades no novo lar =)

  8. Primeiro, obrigada a todas pelas felicitações. Está sendo muitooo legal!

    Oi Josy!
    Isso é bem verdade, aqui não há o risco de incomodar ninguém. Ainda assim descobri que os vizinhos estão de olho… bem, isso é típico de quem mora meio no interior né? E bom, eu tô morando a beira do mato…

    *****
    Oi Deby!
    Verdade, casas e apartamentos são caríssimas aqui na Suécia. Em Göteborg se paga muitoooo por uma casa pero da cidade e horrores por um apartamento no centro da cidade. Aqui os preços estão mais ou menos (ainda é caro, mas não teríamos de vender os rins!). Ainda não decidimos comprar mas se gostarmos pode rolar!

    *****
    Carioca,
    Essa ainda não é a foto da casa, mas sim, ela é muito parecida com essa. Vou tirar uma foto assim que rolar um dia bonito de sol!

    Beijinhos flores

  9. Hahaha, verdade Cintia!
    Essa é uma casa bem sueca e meus vizinhos são bem suecos também. Fiz tudo o que podia e o que não podia até a quarta da semana passada, depois disso o negócio vai indo mais lentamente. Ou talvez os resultados cheguem mais devagar. Em todo o caso, estou curtindo muito!

    *****
    Karine,
    Concordo plenamente! E por isso mesmo a maioria das coisas ainda estão em caixas. Tirei e arrumei o emergencial, o restante tem que esperar pela faxina completa ou pela minha vontade.

    *****
    Vânia!
    Dar risada é com a gente mesmo né? Pena que a bagunça ainda era grande demais para a gente poder relaxar. Mas agora vocês devem voltar aqui para a gente fazer um agito! Espaço tem de sobra até para vocês dormirem até o dia seguinte!

    Beijokas gurias!

  10. Maíra,
    Estou em plena campanha por um gato. Sou preguiçosa demais para ter um cachorro, o coitado viveria frustrado. Meu viking é totalmente avesso a pelos mas eu ainda não desisti!!! Que graça seria ter uma casa e não ter um gato???

    *****
    Joana,
    Queremos fazer churrasco no verão sim e se você quiser aparecer será muito bem vinda! Só vamos rezar para que esse tempo louco de Göteborg afirme, porque o lado de cá chove e chove e chove… Pode ter inveja sim! Eu sei que a casa é um máximo! =P

    *****
    Rubia,
    Legal ver você por aqui de novo. Mudar é bom e eu espero que seja uma coisa fantástica. Por enquanto ainda penso nas janelas que estão sujas demais, mas daqui a pouco tudo será só alegria…

    Beijos e queijos!

  11. Haaa Maria parece uma casinha de filme, lindaaa, sei que é só uma ilustração mas…Parabéns, queria tanto poder dar um pulinho ai pra conhecer tudo passar uns dias com vocês…tudo de bom flor, você merece hem.Abraço

  12. Oi Maria tudo bem guria? Achei uma graça seu novo lar. Parabéns! Fiquei imaginando quando eu chegar aí em Gotemburgo pra morar, porque por enquanto estou aqui no Brasil, esperando dar o tempo necessário…mas estou curiosa e confesso com um pouco de frio na barriga. Espero que você e seu amor sejam felizes neste lar. Bj

  13. Olá Gerusa, obrigada!
    Você já sabe se vai morar em casa ou apartamento? Tem as passagens compradas? Sim, eu lembro como é… e a minha mãe coitada, eles vem para o meu casamento e faltam praticamente dois meses para a viagem mas ela já não consegue dormir! Dá mesmo uma ansiedade… quem sabe a gente se vê por aqui? Beijos!

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s