Um viva a todos os trabalhadores! Vivaaaaaa!!!!
Eu bem que queria escrever que eu consegui emprego como assistente social e que por isso estou muito feliz. Mas eu não consegui e continuo feliz igual pois ultimamente eu tenho ganho tanto que não tem como reclamar, nem ficar triste. O negócio é continuar tentando… um hora eu bato na porta certa.
O último post uma guria deixou um comentário no blog pedindo emprego. Não é comum o povo deixar comentários pedindo emprego, às vezes o pessoal deixa coments perguntando o que é preciso fazer para conseguir um trabalho na Suécia, outros perguntam como está o mercado de trabalho sueco. Eu sei muito pouco sobre isso e, na verdade, tudo o que eu sei está baseado na minha experiência como imigrante na Suécia e nas histórias que outras imigrantes me contaram. Mas a coisa está meio difícil por aqui, eu acho. Tenho amigos suecos que perderam seus empregos. Gente que tinha vikariat – trabalho de substituto, como eu – e que agora não tem nada. Gente que perdeu o emprego porque a empresa em que trabalhava fechou – e isso em diversas áreas. Gente que mudou de emprego porque sabia que a empresa em que trabalhava estava prestes a demitir (muita) gente. Gente que teve de mudar de cidade porque a empresa diminuiu o pessoal aqui e ali, fizeram remanejamento para manter o pessoal mais antigo e quem teve a graça de continuar no emprego tem a desgraça de procurar casa/apartamento novo nesse caos que é a fila do aluguel na Suécia.
Em Göteborg é a Volvo que serve como termômetro – quando a Volvo está contratando, a situação está boa; mas se a Volvo está demitindo, o trem está feio. A Volvo demitiu um monte de gente no fim do ano passado e até agora a coisa não mudou; não demitiram mais gente, mas também não estão contratando pessoal. Eu sei que eles até estavam trabalhando em escalas diferenciadas – por exemplo, apenas 4 dias por semana e com os períodos noturnos em recesso, mas atualmente não sei qual é a situação – em abril só pensei na minha casa.
O fim de tudo isso é: gente, eu gostaria muito de ajudar e de poder colocar aqui no blog um link que levaria cada um que está atrás de emprego ao seu emprego dos sonhos. Mas esse link não existe. Desde janeiro eu procuro emprego como assistente social, já mandei currículos mil, recebi alguns feedbacks – muito poucos, mas nem sombra do emprego. Agora estou correndo atrás de um estágio… quem sabe se eu entro como estagiária em algum lugar consigo romper a barreira da “estrangeira com diploma do Brasil” que não sabe nada do Serviço Social europeu. E é verdade, eu não sei nada do Serviço Social europeu, mas venho de um país que está lutando duro contra a fome e a miséria – ainda – e a situação européia atual não está tão distante assim da realidade brasileira. (Eu sempre discuto com o Joel quando ele diz que o Brasil está quase como a Europa porque eu acho que ele não sabe muito do Brasil e não entende que no Brasil existe miséria de verdade. No fim das contas, quem não entende nada SOU EU que não vi ainda – ou melhor vi, mas não caiu a ficha – que é a situação européia que caiu tanto que faz com que o Brasil não esteja realmente longe…). Será que os modelos brasileiros realmente não servem para nada dentro da sociedade européia em crise?*
Em todo o caso é isso que posso aconselhar: tanto quem é português e está querendo mudar para a Suécia como quem é brasileiro e está em busca de um emprego aqui (me refiro aos brasileirxs que já moram aqui e já tem personnummer) é que entrem no site do Arbestförmedlingen (digite o que você procura nesse quadro aí onde se vê “Sök jobb i platsbanken“) porque eles tem um banco enorme de empregos. Brasileiros residentes na Suécia façam cadastro no Arbetsfömedlingen e encham muito o saco de sua pessoa de contato lá dentro, mandem e-mails e liguem dizendo que querem muito um emprego. Eu descobri recentemente que quando somos extremamente chatos e ligamos e ligamos, mandamos e-mails e imploramos eles se mexem. Um pouquinho, mas se mexem. E abram a mente o mais que puderem… comecem com coisas simples porque assim vocês podem conseguir pessoas de referência aqui na Suécia, e na Suécia, Quem Indica é um fator extremamente importante. Não entre nessa de “se eu começar como faxineira eles sempre vão querer me dar emprego na faxina” porque – apesar de ser verdade – quem escolhe o emprego que quer é você e não o Arbetsförmdlingen. Se você quer um emprego como assistente social e começa faxinando pode conseguir um dinheirinho extra só para ser feliz e de quebra consegue uma referência.
A verdade é que só existe uma maneira de conseguir emprego aqui: correndo muito atrás. Está estudando sueco? Fale com um studievägledare no Vuxenutbildning (Komvux) e explique para ele as suas ambições na Suécia, peça dicas de como chegar lá. As melhores dicas sobre emprego eu consegui com a studievägledare da Göteborgs Universitetet, e não via Arbertsförmdelingen. E eu repito: faça alguma coisa para ficar conhecido; uma pratik (estágio) ou trabalho voluntário, arrume outra coisa numa empresa (de preferência de suecos). Assim quando você for bater lá na porta de quem você quer que seja o seu futuro chefe você pode dizer que trabalhou para o Svensson e quando o Eriksson ligar para o Svensson e ele disser que você trabalha bem eles podem pensar mais do que seriamente em te dar uma chance (quem me deu essa dica nem foi o Arbets, tampouco, foi uma brazueca muito sabida!).
Eu sei que ando sumida e que não respondi os últimos coments (shame on me!); não que eu precise dar satisfação é só que eu ando realmente me divertindo com a casa. Espero poder organizar essa bagunça essa semana – me refiro ao blog, e não mais a casa!
Segurem as pontas que eu volto já!
*Não acredito que modelos existam para serem copiados e em sociedade é exatamente como na moda: o modelo 38 comprado numa butique não cabe perfeitamente em todos os “corpos”. É muito melhor quando se tem uma costureira a mão para ajustar o modelo ao corpo. E é nisso que eu acredito, eu sou a “costureira social” que tem experiência com alguns tipos de modelos. Nem sempre alguém que pode costurar bonitas camisas sabe costurar bonitos vestidos, mas nada impede de aprender não é mesmo? Até aprender a fazer os bonitos vestidos eu preciso praticar, mas isso não significa que minha experiência com camisas não me sirva. Afinal, o trench coach é o vestido camisa mais chique do mundo… quem disse que não dá para combinar uma coisa e outra?
Isto não é grande surpresa dado a minha situação atual mas eu concordo, a economia sueca já teve melhores dias e neste momento as coisas não estão muito fáceis. Mas acredito que a economia funciona por ciclos e que mais tarde ou mais cedo ela ficará mais favorável. Gosto de ver sua atitude. “Uma hora eu bato na porta certa”, é isso mesmo! Seu esforço será recompensado e logo você vai encontrar um trabalho como assistente social e eu vou poder fazer um milhão de perguntas sobre o tema a você (aliás, estou até considerando enviar um mail antes disso!).
Beijosss
CurtirCurtir
Oi Joana!!
Tem que manter uma atitude um pouco otimista ao menos, porque senão é fácil pacas desanimar… você não sente às vezes como que tudo é tão enrolado? Eu não sei se é o ciclo em que vivemos ou o fato de sermos estrangeiras… mas o trem anda devagar – o que não significa que não ande! Fiquei curiosa – eu sou curiosa demais – e pode me mandar um e-mail assim que quiser!
Beijossss
CurtirCurtir
Olá, Maria! Realmente não está fácil emprego para área nenhuma! Nem na Suécia nem no Brasil! Tenho procurado emprego aqui em Pernambuco enquanto meu visto não sai e não tem sido fácil! Me deparo com várias pessoas formadas em diversos cursos procurando emprego em outras áreas, ou por não ter uma indicação, ou por não ter qualificação o suficiente para exercer a profissão!
Gostaria de te fazer uma pergunta… quando eu me mudar para Suécia, tenho que levar minha ficha 19 e certificado da faculdade já traduzidos para o Inglês?
Você sabe alguma informação com relação a validação desses históricos escolares?
Desde já agradeço sua resposta!
Sucesso em seu caminho!
Beijos
Rafaela =D
CurtirCurtir
Oi Rafa!
Do jeito que anda acho que o trem está difícil em qualquer lugar do mundo… mas sempre tem aqueles que pensam que no Brasil é pior, e eu acho importante deixar claro que no Brasil não está pior nem melhor, está igual. Eu não sei o que é uma ficha 19 flor, o que é isso?
Vou responder sua pergunta sobre validação amanhã, estou escrevendo um post. Você pode traduzir aqui na Suécia se quiser, existem tradutores oficializados (português-sueco) e você pode escolher dentre esses aqui: http://www.kammarkollegiet.se%2Frattsavdelningen%2Ftolkar-och-oversattare%2Fsok-auktoriserad-translator%2Fresultat%3Flang_from%3Dpor%26lang_to%3Dsve%26user_lang%3Dsv&h=pAQF0Lx0z
É só scannear os docs e mandar para eles por e-mail pedindo um orçamento.
Até mais!
CurtirCurtir
Oi, Maria! Muito obrigada pela resposta!
Ficha 19 é um histórico escolar do ensino médio, onde tem as matérias que você cursou e as notas!É um documento que serve para provar que você terminou o ensino médio!
Apesar que já tenho o certificado da faculdade que conclui ano passado!
Agradeço a sua atenção! Obrigada pela dica!
Beijos
=D
Rafa
CurtirCurtir
Ahá, ficha 19 eu conheço por histórico escolar do ensino médio! Hahahaha… eu trouxe o meu sim… é bom na verdade, principalmente se você quiser cursar mestrado ou algum outro curso universitário!
Beijo Rafa!
CurtirCurtir