Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #27

Algumas atualizações rápidas e rasteiras.

Devido aos milhares de nove pedidos para que eu não feche o blog agora, vou continuar postando meus blá blá blás e desabafos da madrugada, ao menos, for a while. Eu realmente não gosto dessa coisa de blogar pela metade e é assim que me sinto ultimamente: não consigo terminar alguns rascunhos de há muito tempo, teve gente que me pediu mais dicas para estudar sueco, não respondo os coments. Ultimamente me sinto fazendo muita coisa pela metade e isso prova que estou abraçando mais do que posso dar conta. E meu tempo voa! Preciso no mínimo de duas horas para cada post. Och det är mitt fel – a culpa é minha. Eu gostaria de ser uma pessoa  que não cobra tanto de si mesma e que simplesmente posta uma foto do cachorro e voilá! bloguei. Antes que alguém fique brabo, não tenho nada contra gente que posta três linhas e acho mesmo é que essas pessoas é que são felizes. É que eu não consigo, primeiro porque não sei tirar fotos decentes e segundo, não me dou essa liberdade. Comecei o post dizendo que seriam atualizações rápidas e rasteiras mas dá uma olhada para esse parágrafo?

Falando em gente que está a caça de dicas de sueco, deem uma passada no blog da Rúbia – Carioca da Clara Suecando. Quem quiser uns áudios de sueco deixe um comentário com o nome do usuário da conta do Drop Box que eu compartilho; é o melhor que posso fazer por enquanto.

E falando em estudar, recebi a resposta sobre a minha candidatura para o mestrado e começo a estudar em agosto. Inglês. Como eu já suspeitava, meu inglês foi considerado insuficiente – não há o que chorar, é verdade; e antes que eu alcance o nível Engelska 6 posso esquecer a universidade. Sinceramente, me deu quase um alívio: eu realmente não tô afim de cursar universidade agora, ainda me sinto muito insegura com meu sueco e sendo assim, com sueco mais ou menos e inglês mais ou menos eu só sofreria. A gente já recebe muita merda nessa vida de graça, eu não preciso adicionar umas pitadas a mais, obrigada. E aproveitando o ensejo e para evitar futuras surpresas vou estudar o SAS 3 também. Espero que… nem vou esperar nada.

Depois de muita enrolação faço o segundo curso obrigatório para a carteira de habilitação semana que vem. Pra quem queria fazer a carteira em um mês e começou em março… tá longe ainda. Mas estou estudando o livro teórico – körkorts… alguma coisa. E nessas horas é que dá para perceber o quanto meu vocabulário em sueco é pequeno; pá… são muitas palavras que eu não tenho a menor ideia do que significam. Tenho que ler mais e ouvir mais rádio.

Agora tenho um carro no meu nome porque o seguro é mais barato. Estatisticamente, mulheres são muito mais cuidadosas no trânsito do que os homens, apesar de que comprovadamente eles são melhores na hora de estacionar.

Continuamos trabalhando a todo o vapor com a casa e quase todo dia vem gente ajudar. Uma das coisas que me deu medo quando o Joel disse que queria mudar para o “campo” foi que a gente ficaria isolado. É verdade que alguns amigos que víamos antes agora a gente não vê com tanta frequência, mas de outro lado a casa está sempre cheia. Cheia de gente e cheia de coisas a fazer. E esse é um dos pontos em que tenho que aprender a relaxar…

Cuidar de uma casa de quase 100 metros quadrados não é mesmo que cuidar de um apê de quarenta. Parece que eu nunca consigo terminar de limpar a casa – e sim, agora estou falando igualzinho a minha mãe. Ainda mais com reforma e com tanta gente que vai e vem, que entra e sai, tem dias que eu simplesmente me pergunto de onde vem tanto pó se nesse país chove quase todo dia?

Ok, eu não vou reclamar do clima não porque apesar de frio – as temperaturas estão na média dos 15 graus C – os dias estão ensolarados e se não venta dá para se esbaldar no sol de camiseta. E os dias estão super claros, com luz do sol até quase meia noite e o dia começando a despontar as 2h30m, 3h da matina. Isso dá um pique de deixar tudo bonito: tirar as teias de aranha, plantar flores, trocar as cortinas…

Me empolguei tanto que até fiz aqueles cartões de clientes tanto no Ikea como na Class Olsson. E uma lista! Que será providenciada aos poucos afinal, não há salário que aguente quando se é substituto.

Falando em emprego… conversei com minha handläggare sobre a nossa relação por cartas. Ela me disse apenas que está seguindo o protocolo e… cara, eu tenho muita dó de todo mundo que está inscrito no A. Se o protocolo deles é desse nível, não é de se estranhar que muito poucos estrangeiros tenham emprego. E aquele relatório que ela disse que eu teria que enviar, eu entendi tudo errado e recebi outra bronca sutil – mas até fiquei feliz, porque dessa vez a bronca veio por e-mail. Em todo o caso, dá para perceber porque eu e o A fazemos uma dupla de sucesso: eles com um protocolo super moderno e eu que não entendo nada. Tenho até amanhã para enviar um novo relatório… adivinha? Nem comecei.

Parei de tomar anticoncepcional porquê mais uma vez descobri que o anticoncepcional que estou tomando é uma bomba: troquei um anticoncepcional que me fez ficar com o rosto manchado por outro que pode me dar trombose. Quem quiser ler mais sobre isso é só usar o Google e as palavras chave Yaz e trombose. 27 mulheres canadenses morreram e há indícios de que o anticoncepcional que elas usavam (Yaz) pode ser  a causa da morte – por tabela. Entre os efeitos colaterais dos anticoncepcionais da marca Bayer (Yaz e Yasmim) há o alerta sobre trombose, sendo que a vigilância sanitária – tanto nos EUA como na Europa – já vinha alertando sobre esse “detalhe” desde 2011. O que me assusta é que mesmo que as agências de controle emitam os alertas os medicamentos continuem sejam receitados.

Mas eu to bem e a vida continua, semana que vem tem Midsommar e logo logo meus pais estão aqui! Com minha irmã mais nova a tiracolo. Eu me caso mês que vem e quase nem posso acreditar que o tempo passou tão rápido. Ainda nem decidimos por completo o menu do dia porque o chef do local da festa é tão enrolado quanto eu. Nem escolhemos o bolo…

E tipo, já falei que estou com torciolo de novo? A segunda vez no último mês…

 

Anúncios

9 comentários sobre “Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #27

  1. Eu sou assim também, parece que sou incapaz de escrever menos de 800 palavras num post… Meu “sonho” é escrever todos os dias ou pelo menos 3x na semana tanto no blog como no meu site de fotografia, mas saber que eu levo pelo menos 1h30 a 2h pra escrever me dá uma preguiça horrorosa, me desencoraja mesmo.

    Sobre o anticoncepcional, quando li ano passado sobre teus problemas com o neovleta, comecei a perceber que eu também tava tendo alguns problemas – e tomando o mesmo anticoncepcional. Eu, que nunca tive espinha na minha adolescência, comecei a ter umas espinhas internas enormes, doloridas, como uns cistos. Começou meio esporádico, mas a intensidade foi aumentando e quando eu completei 1 ano e 3 meses tomando essa pílula, essas espinhas me apareciam como três vezes na semana. Uma nem tinha sarado ainda e já vinha outra. E elas deixaram marcas escuras, que estão sumindo muito lentamente. Fui na barnmorska e ela disse que podia ser o neovleta mesmo, então trocamos pra adivinha qual… Yasmin. A diferença no preço foi BEM grande, mas os resultados foram imediatos. Já tô no quarto mês e não tive nem uma espinha até agora! Muito feliz! Até agora. Trombose?! Meu avô materno teve uma trombose que o deixou incapacitado por anos e terminou por matá-lo. Não quero esse risco não! Eu não quero ter filhos e então somos bem exageradamente cuidadosos. A gente usa pílula E camisinha. Talvez, depois que acabar essa caixa que já comprei (e se eu não morrer de trombose até lá), a gente pare com o anticoncepcional.. Vou googlar sobre esses efeitos agora, fiquei preocupada.

  2. Detalhe que eu lembrei agora que eu tive endometriose e precisei até de uma cirurgia de urgência, e não posso parar de tomar anticoncepcional. Coisa pra discutir com os médicos…

    Também quase esquecia de comentar sobre o inglês! Eu acho ótimo que vc estude inglês, é algo que acaba se usando muito na faculdade – leituras recomendadas, seminários com profissionais de outros países… Sem falar que inglês é “o” idioma internacional, né? É a língua oficial de 54 países e hoje 90% das crianças/adolescentes na Europa têm o inglês como segunda língua. Acho ótimo poder viajar e me comunicar com as pessoas, pedir comida, negociar preço… Eu aprendi sozinha, sou autodidata e demorei muito pra me sentir confortável, mas em algum momento no ano passado me senti fluente. Se quiser praticar comigo podemos escrever cartas uma pra outra, à moda antiga, com poeminhas e tudo mais :)

  3. Hej Caipira!
    Muito bom saber que vai continuar com o bog.
    Voce costuma dar informacoes amplas por aqui e isso é ótimo pra tirar muitas dúvidas.
    Gosto do estilo do seu blog. No meu eu escrevo apenas os meus pensamentos e acontecimentos, meus pontos de vista em si. Pra que no futuro eu perceba o quanto eu mudei. Gosto desse contraste sabe?!
    Eu tinha um floguxo ( do tempo do ronca hehehe ), e uma vez na vida e nenhuma na morte eu vou lá dar uma lida no que ficou. E dou várias risadas em alguns posts e comentarios, meu pensamento daquele tempo pra hoje mudou muito, e eu nem postava grandes coisas. Esse tipo de blog de postar a foto do cachorro e digamos assim um pouco mais de 10 linhas é exatamente o meu blog ahahaha. Fiquei muito triste quando li essa parte no seu blog porque levei como uma crítica sabe?! Mas voce nao citou nomes, mas de qualquer modo é uma descricao do meu blog também. Entao agora escrevendo pra voce e lembrando do motivo que fiz o cariocadaclarasuecando, eu pensei vem cá, é isso mesmo, ta certo rs, tipo… Eu fiz o blog pra publicar apenas pensamentos meus, manias minhas ( como tirar fotos, apesar de eu ser péssima nisso, eu confesso rs ), pra expor alguns acontecimentos do dia dia aqui na Suécia, pra expor alguns pontos de vista que tenho por aqui.
    Eu gosto demais do seu blog, nao to puxando seu saco nao, to falando na real mesmo, porque eu blogo pouco mais sao coisas que pra mim irao fazer diferenca depois na hora da comparacao de antes e depois entende?! Já o seu blog, voce nao publica apenas acontecimentos seus, ou pensamentos seus, voce publica também o que voce pesquisou e é isso que faz o seu blog ser um dos primeiros quando pesquisamos no google, o seu blog foi o primeiro que eu li e eu fiquei toda boba quando voce respondeu ao meu email que eu nem sabia se seria lido ou muito menos respondido.
    Eu nao tenho essa nocao ainda de saber um modo de escrever que os leitores ( que eu nao tenho muito porque nao divulguei para os meus amigos ), escrever de uma forma que as pessoas nao me levem a mal sabe? Eu nao sei ainda, voce sabe disso ne? Entao eu to aqui escrevendo pra voce pra dizer que fiquei chateada porque levei seu comentario como uma direta bem reta pra mim rs, mas que o meu blog foi feito pra isso mesmo, nao foi pra ter muitos leitores nao, foi pra eu mesma reler depois, eu sei que pode soar idiotice já que é publico e ler quem quer. Pode ser questao de imaturidade minha mas aí eu só vou poder julgar no futuro ne?!
    Eu nao quero que voce pense que estou sendo ironica porque eu realmente nao estou sendo. Mas eu nao gosto de ficar pensando as coisas e ficar calada, mas também nao posso reclamar por algo que voce escrever que nem citou o meu nome, sim eu sei que voce nao citou meu nome, e mesmo que voce nao estivesse se referindo a mim eu já to aqui explicando pra voce porque meu blog também é assim.
    Eu sei que esse tipo de postagem é inútil pra voce, no post antigo voce reclamava sobre isso, mas pra mim ele é importante.
    Caipira pelo amor de Cristo, nao pense que eu to aqui só pra reclamar nao ta ?!
    Bom, é isso!
    E eu entendo as pessoas que nao gostam do tipo de blog que posta pouco, afinal o blog é pra ser atualizado sempre e com um bom conteúdo. Eu sei!
    Obs.: Espero que nao fique chateada comigo, eu estava é quase ligando pra voce porque na internet sempre sou má interpretada. Mas acho que voce entende. Assim espero.
    Puss och kram*

  4. Opps e Uffa ao mesmo tempo rs
    Acabei de ver que nao sou a única a blogar pouco e fotinha de cachorro rs
    Sua amiga Maira também é assim . Me sinto menos mal agora rss
    Mas de qualquer forma é válido dizer as opnioes ne?!
    Puss puss*

  5. Meu blog para mim é meu diário na internet!
    Eu posto o que eu sentir vontade, eu falo sobre coisas que para mim são interessantes!
    A internet é muito democrática, então ler meu blog quem quer!
    Eu escrevo como forma de desabafo muitas vezes também, escrever é uma ótima maneira para isso, não importa a quantidade de linhas eu acho.
    Eu também não sou muito chegada a fotos, mas quando posto fotos eu não me importo delas serem perfeitas, adoro fotos imperfeitas e desfocadas! A grande maioria que posto no meu blog são retiradas do próprio google!

    Beijos
    =)

    Vi ses!!

  6. Maíra,
    Eu to super ressabiada com essa coisa de anticoncepcionais. Eu sei que milhares de mulheres no mundo usam a pílula sem problemas (ou talvez elas acreditem que eventuais problemas que apareceram/aparecem não estão relacionados ao uso dela); mas eu percebi que para mim havia uma marca muito clara de como meu corpo era antes da pílula e pós pílula: as manchas na pele, aumento da TPM, dores de cabeça constante, cansaço extremo. Claro que o cansaço extremo pode estar ligado a falta de sol, mas agora quero mesmo é deixar todas as possibilidades de estar relacionado a pílula iguais a zero. Não há outra forma de tratamento da endometriose que não por meio de anticoncepcionais? Sobre o inglês, eu estudo um pouco de inglês por conta própria, meu problema mesmo é a pronuncia e o fato de, após aprender o sueco, usar a gramática sueca na construção de frases… mas quem sabe tudo seja uma questão de aprender a gramática da língua inglesa. Ademais, acho o inglês a língua mais feia da face da terra! Até árabe com todos aqueles arhs, barhs e sons que parecem que você está com coceira na garganta eu acho mais bonito. Mas fazer o quê? Tem que aproveitar e aprender enquanto esse é o idioma internacional pois se o negócio virar e se tornar o mandarim (eu duvido! Mas Murphy é meu amigo…)… ao menos no inglês usamos o mesmo alfabeto. Gostei da ideia das cartas! Hahahaha… mas acho melhor começarmos por e-mail?

    *****
    Rubia,
    Respira fia, e… ainda bem que você ficou um pouco mais tranquila. É claro que eu havia lido seu texto sobre o passeio com o Apolo antes de publicar esse post, mas não é sobre seu cachorro e sobre seu post que estou falando flor! Seus posts são tão grandes quanto os meus. Aliás, falei do seu blog quando disse que o pessoal que quer dicas de sueco pode passar por lá. Eu to falando mesmo de mim, de mim mesma. Meu blog não é apenas um diário virtual, e como eu sou ruim mesmo na fotografia – e preguiçosa – nunca posto coisas rápidas e rasteiras. A questão é: eu gostaria de blogar todos os dias, mas como? se cada post tem mais de mil palavras! Haja tempo! Eu preciso me encontrar e definir o que quero. Quero um diário virtual? Pois bem, preciso escrever com mais frequência. Quero outro tipo de blog? Qual tipo? E já falei, mas não dá nada repetir… acho super pessoas que se dão a liberdade de publicar qualquer coisa. A Nara, por exemplo, faz um mix de diário virtual com dicas de produtos de make up, moda, etc. Às vezes ela escreve duas linhas embaixo da foto de um esmalte, às vezes ela alerta a gente sobre o uso do parabeno em um post muito mais elaborado. Eu gostaria de ter esse balanço sabe? Misturar coisas leves junto aos meus achismos do blog. A menção do cachorro foi uma coincidência infeliz; eu poderia ter usado barco, casa, flor…

    *****
    Rafa,
    Eu preciso me achar, e definir o perfil do meu blog. Se vou compartilhar dados estatísticos e de fontes seguras (como tirar o visto, desemprego, blábláblá) preciso de tempo para pesquisar. Se vou escrever um diário virtual preciso de tempo para peneirar as informações. Cada um escreve o que achar melhor e eu concordo com você: o blog é uma ótima forma de desabafar!! E quem não gostou que use o X no canto superior direito da página. A coisa é que quem não está gostando muito sou eu…

    Meninas, obrigada pelos pitacos! Beijos!

  7. Maria, não acaba com o blog não :) Acho que vou lançar essa campanha, rs. Fiquei triste em saber que vc está pensando em parar, seu blog é informativo, claro e objetivo, sem deixar de ser bem humorado, é quase um serviço de utilidade pública, já me ajudou muito e continua ajudando a mim e a outras pessoas.
    Por outro lado, entendo que precisamos estabelecer prioridades e que talvez, nesse momento, o blog não esteja no topo da sua lista. E eu também entendo que não goste de fazer nada pela metade … mas espero que suas madrugadas continuem sendo longas, pelo menos por enquanto, e que te sobre um tempinho para escrever aqui :).
    Estava torcendo pra vc entrar no mestrado, mas se está disposta a estudar inglês, vai ser uma boa também. Concordo com a Maira, é o idioma internacional e acho que só vai te ajudar, apesar de vc não gostar.
    Quanto à pílula, é um assunto chatinho, eu já tive problemas com pílulas também, que mulher não teve? Eu tenho endometrioses e tomo pílula continuamente, há quase um ano estou tomando “Elani” e não tive problemas.
    E no mais, tenho certeza que sua carteira de motorista vai sair e que seu casamento vai ser bárbaro!
    Beijos, estava com saudades do seu blog ;)

  8. Nem penses em fazer uma coisa dessas!!! Como assim? Eu que amo dar uma passadinha aqui e ler, e aprender?!
    Mas já vi no outros posts que essa ideia já passou né?

    Abraços

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s