Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #29

Eu já falei que esse mês completei dois anos e meio de Suécia?

Eu já disse também que parecem mais com duas décadas e meia?

Ok. Ontem voltei a escola e, como eu sempre fiz, quero reclamar. Sim, é da minha natureza ser uma chorona e outra, se eu não reclamar, vão achar que tudo por aqui é muito fácil. E é fácil, se você tem cabelos loiros e olhos azuis e sangue sueco e fala sueco desde o nascimento e… bom, chega de me fazer de coitada.

Tenho que estudar mais sueco e mais inglês para poder entrar na universidade. Por causa de falta de atenção (yes, it was my fault) eu não estudei inglês lado a lado com sueco e acabei por cometer também algum erro em junho (o último junho) por causa do qual minha inscrição para os cursos que eu preciso nunca chegaram ao Vux. 

Mas não há problemas porque sempre há mais cursos começando dentro de um período curto de tempo. Fiz inscrição em agosto e comecei essa semana, tanto SAS 3 como Inglês 6. Além disso, aproveitei o tempo depois do passo em falso para fazer a avaliação do meu nível de inglês e, uau! Quase parei no Inglês 7. Se não fosse o quase nessa nossa vida né?

Enfim, eu acho um saco estudar inglês. E não gosto de falar inglês. Mas eu preciso um pedaço de papel que diga que eu estudei inglês suficiente para entrar na universidade. Já a questão do sueco não é tão difícil: eu gosto de falar sueco, só acho um saco ter que estudar sueco na escola.

Primeiro porque não importa se você já estudou na escola ou não, o primeiro dia de aula será de apenas uma hora e meia de enrolação. Eles vão apresentar a escola, a filosofia da escola, vão explicar porque aquela escola é a melhor de Göteborg (todas as escolas que eu já estudei – e foram três – dizem a mesma coisa) e daí explicam alguma particularidade da metodologia adotada pela escola. Na escola em que estou (ABF Vuxen) eles tem uma plataforma online com uma sala online onde o aluno tem que entregar os trabalhos. Legal né?

Sim, não fosse o caso que o primeiro dia em sala de aula, o professor repete a mesma coisa. Aí eu penso: para quê um dia de introdução sobre a escola, com power point, bla bla bla, alunos (suecos) que explicam porquê a escola é muito boa (para um monte de estrangeiros); se o professor vai repetir tudo de novo? É bom mesmo receber a informação várias vezes. E é bom que isso conta como hora-aula, afinal, estamos aprendendo MUITO com isso.

De verdade, a única coisa que achei importante depois de todo o bla bla bla informativo foi apresentarem pessoas de contato para que os alunos que tem dificuldades ou precisam de apoio extra durante o curso possam receber ajuda, tanto no sentido educacional como social (dificuldade financeira, bullying).

O que mais me incomodou foi o que o professores tocaram o terror geral ontem. Tanto na disciplina de inglês como na de sueco. As duas professoras repetiram veementemente que ninguém consegue terminar o curso em nove semanas (eu me inscrevi para um curso de nove semanas, nos dois casos). Eles dizem que são muito trabalhos (4 no curso de sueco e 7 no curso de inglês, um total de 11) e que é impossível para o aluno concluir isso em dois meses.

Eu fiquei pensando por quê? Eu vou estudar apenas inglês e sueco, nada mais. Tenho 7 dias na semana para fazer isso. O que pode ser tão terrível assim? Eu não olhei nenhum teste antigo do inglês, mas sei que gramática não é meu forte. Eu venho estudando um pouco ali e outro aqui desde que soube que teria que fazer o curso. O que mais preciso melhorar, nos dois casos, é a escrita.

Cada indivíduo tem uma realidade diferente, e eu sei que fica realmente difícil para quem está estudando outras disciplinas do ensino médio ao mesmo tempo. Pessoas com dificuldade de aprendizagem ou gente preguiçosa e que costuma procrastinar (eu por exemplo) tem mais problemas também. Mas… eu vou estudar apenas sueco e inglês. Apenas isso. Do total dos 11 trabalhos que preciso apresentar 3 são orais. Para mim toma o maior tempão escrever, mas no mais…

Eu não entendo. Procurei as duas professoras para conversar e disse que quero tentar terminar o curso em nove semanas. Sabe o que elas me disseram? Você não vai conseguir. Tipo, na lata. A professora de sueco é a mesma do SAS 1 (aquela que eu gostava) mas a do inglês nunca me viu mais gorda. Ela não sabe quem eu sou, o que eu quero, qual a minha motivação. Aliás, nenhuma das duas sabem. Como elas podem dizer já que eu não serei capaz de concluir o curso em nove semanas? Escrevi até um post no facebook ontem dizendo que estava morrendo de saudade do meu último professor de inglês, que sempre dizia que a dedicação pessoal dá o tom do seu estudo. Quando a questão é vocabulário, não há outra forma de aprender a não ser sozinho: lendo, ouvindo música, rádio, assistindo filmes e séries na língua que você quer aprender. Escrever também depende de treino.

Eu não tenho dislexia. Eu gosto de ler. Eu odeio inglês mas preciso aquela porcaria de papel. Eu tenho boa memória. Eu tenho preguiça mas tracei uma meta! E oito semanas (essa a gente já perdeu ouvindo como a escola é boa e como os dois cursos são difíceis) para estudar. Será mesmo tão impossível?

Fiquei muito triste ontem e cansada dessa merda de ser estrangeira. A professora do sueco me disse que mesmo quem é sueco tem dificuldade em terminar o curso com uma boa nota… bem no tom do como é que você, estrangeira, vai conseguir?

Eu me sinto excluída nesse país. As pessoas colocam todos os estrangeiros dentro de um mesmo saco e acham que todo mundo tem o mesmo tipo de dificuldade. Não importa aonde: seja na busca por emprego, no trabalho ou na escola, eu sou tratada como um ser que não entende. Talvez eu não entenda mesmo, mas e daí? Até a minha capacidade de acreditar em mim mesma e tentar querem tirar de mim?

Ainda quero meu certificado em nove semanas. Se o blog ficar em silêncio, vocês já sabem porquê.

 

 

 

Anúncios

18 comentários sobre “Pequenas Grandes Coisas da Minha Vida Sueca #29

  1. Eu acho que foi pena voce se identificar pra elas… agora elas ja sabem da sua estratégia e não vão querer mostrar a você que ELAS tem razão. Tomara que eu esteja errada!
    De qualquer forma lute.
    Eu tive um professor no Br que se retratou numa entrega de provas, contando que ele tinha dito que EU não conseguiria, e eu tive a segunda melhor nota da classe. Eu fazia uma pós de exatas, vinda de uma area de humanas… foi a gloria!
    Espero que vc tenha a mesma sensacão!
    Agora é rachar! boa sorte!

  2. Maria, tô contigo!
    Vai fundo que vc consegue!
    Esses suecos bobos nao conhecem a persistencia e a dedicacao de nós brasileiros!!!…como se diz: “sou brasileiro e nao desisto nunca”.
    beijos e boa sorte

  3. Maria, eu confio na caipira paranaense. Esse pessoal não imagina do que você é capaz. Nós, brasileiros, estamos torcendo por você e pedindo a Deus (que é brasileiro) para protegê-la e empurra-la nessa caminhada.
    Um abração,
    Manoel

  4. Maria, bola pra frente guria, vai e faça o seu melhor. Não importa o que as pessoas falam e sim a sua atitude, focaliza que vc vai ver, passaram as 9 semanas e vc terá terminado seu curso. A final, não intendi, porque o curso é de 9 semanas se é impossível terminá- lo em 9 semanas…rs. Também estou na torcida e com seu post vou me preparando no que terei que enfrentar no SFi…bjo!

  5. Primeiramente quero te desejar boa sorte com os estudos! E segundo estou torcendo para você consegui a sua meta e deixar a dona lá com cara de tacho rsrsrs.

    Já eu prefiro falar inglês que sueco.Além das palavras saírem mais bonitinhas pela minha boca me sinto mais confortável!

    Abracos

  6. Maria você está virando uma sueca de verdade, os suecos adoram reclamar!
    Vai ver o que essa professora falou foi um incentivo a moda viking. Quando ela dissa voce não vai conseguir é tipo para provar que ela estava errada.

  7. Caipira, nem sempre é fácil decifrar o sistema sueco e, com tantas coisas em que pensar, é normal deixar alguma para trás. Também já fiz alguns erros de planeamento e acabei por perder o meu tempo precioso mas vamos errando e vamos aprendendo a andar de olhos (ainda mais) abertos. E de resto estou com as meninas, se você se empenhar vai conseguir terminar o curso no tempo pretendido sim. Boa sorteeeee! E continue sendo chorona, nós choramingamos consigo! Beijos

  8. Maria, minha linda, essas suas professoras só disseram isso porque realmente não te conhecem. Acho que é fácil subestimar estrangeiro, achar que a gente é retardado porque não tem a melhor pronúncia do mundo… O que elas não sabem é que a Maria fez em 2,5 anos muito mais que alguns fazem em 25 anos, né?

    Olha só, se precisar de minha ajuda pra essas aulas de inglês, é só dizer, SÉRIO MESMO! Eu adoro falar inglês – é uma língua horrorosa, mas me sinto muito confortável falando.

    Many kisses, girl!

  9. Oi gente! Muito obrigada pelo incentivo de todos vocês…
    Eu estou estudando bastante, daí a falta de cuidado aqui com o blog.
    Espero que eu alcance um bom resultado!
    Beijos a todas!

  10. Maria, estava procurando blogs que falavam um pouco sobre como é a suécia e encontrei o seu. Esse foi o primeiro post que li e já me apaixonei pelo blog.
    Estou torcendo por você, continue estudando bastante você vai conseguir!
    Bons estudos!!

  11. Maria, estou indo para suécia em fevereiro, temo ter que passar por tudo isso ;/ help me, help u, haha

  12. Cara! Se tem um troço que me tira do sério é ser subestimada. Meio que me senti em sua pele agora. Fico revoltada com o povo do lado desenvolvido achar que qualquer um de nós, estrangeiro, não é capaz. Que b*! Só por desaforo… vá lá e termine seu curso e esfregue na cara de todos aí. Mentirinha…rsrs. Termine porque vai ser ótimo para você.

  13. Vai em frente querida. Eu sei mto bem como é…já passei por todas as etapas, estudei todos os níveis de Sueco com VG em todos os níveis, tb estudei Ingles, Espanhol, etc… e agora irei para a universidade com uma pontuacao muito alta e para mim nao importa o que pensam de mim…sabe pq? Pq eu consegui o que muito Suecos nao conseguem, pois a maioria dos Suecos nao tem nível universitário e muitos deles tiveram a sorte de nascer e morar num país onde td é mais fácil. Nao desista…somos brasileiras :-) nao desistimos nunca!!!
    Os suecos pensam que somos inferiores a eles…mas…faca como eu fiz: Prove primeiramente para vc mesma que voce é capaz… Boa sorte!!!

  14. Pingback: Pequenas Grandes Coisas #30 | Uma Caipira na Suécia

  15. Pingback: Enfim, o tão esperado emprego | Uma Caipira na Suécia

  16. Boa noite. Parabéns pelo blog e vi que você estuda inglês ai na Suécia. Existem cursos de inglês por ai? Cursos para evoluir na lingua inglesa?
    Obrigado.

  17. Oi Leo,
    Há cursos de inglês aqui assim. Só não entendi o que você quer saber exatamente, já que todo tipo de curso de inglês deve levar o aluno a evoluir no estudo da língua.
    Se o que você procura são aqueles intensivos de algumas semanas comuns nos EUA (por exemplo) você precisa mirar em um país cuja língua oficial é o inglês. No caso, a Suécia não é um deles.
    Abraços

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s