Há algumas semanas a Organização Mundial de Saúde tem chamado atenção para o fato de que o número de pessoas com transtornos psíquicos podem aumentar por causa do isolamento social.
A estatística oficial aponta que três pessoas cometem suicídio por dia na Suécia. Provavelmente o isolamento social teria aumentado esses números. Não há dados ainda a respeito do número de suicídios de 2020, assim que não é possível saber se o corona fez que o número de suicídios aumentasse. Ainda que a Suécia não tenha aderido a chamada quarentena muitas pessoas se sentem angustiadas com a situação. O setor hoteleiro e de restaurantes sofreu um grande impacto com as restrições provocadas pelo governo.
Se você suspeita que alguém que você conhece pensa em desistir da vida não julgue. Faça o esforço de não minimizar a dor alheia. Se você não é capaz de acolher a pessoa respeitando os sentimentos dela, não diga nada. Caso você sinta que pode ter uma conversa sem julgar e que a pessoa esteja aberta ao diálogo tente conversar. Seja direto. Pergunte a pessoa se ela pensa sobre isso com frequência, se ela já planejou como faria. Evite dar conselhos do que fazer para se sentir feliz ou se sentir melhor. Encoraje a pessoa a buscar ajuda psicológica e a falar com um médico.
Só queria deixar a informação de que existe uma linha de “emergência” para a qual é possível ligar caso a pessoa pense em suicídio: 90101. Por meio da página mind.se é possível entrar em contato com alguém por chat.
No Brasil ligue 188 – é uma linha de apoio à pessoas com transtornos mentais, angústia e depressão.