Diário Caipira-48

Duas coisas nada a ver:

1. Hoje fez sol. Céu azul, quase sem vento, sensação maravilhosa de 20-22 graus… deu até pra suar. Botei os cobertores pra fora (graças a Deus nenhum vizinho tapado fez fogo) e eu fiquei lá, admirando roupas no varal. Tem certas coisas que a gente só aprende dar valor quando é assim, raro. Passei tantos anos estendendo roupa no varal sem nunca ter aproveitado esse cheiro, essa coisa que só vento e sol deixa no tecido. E é totalmente grátis.

2. Tô bem cansada de a Suécia ter essa estratégia para lidar com o Covid. Faz a gente se sentir assim os diferentões do mundo: não tem lockdown, ninguém usa máscara e a taxa de mortos por milhão de habitantes é uma das mais altas do mundo, se não a mais alta. A exceção do último ponto, as duas primeiras questões são compreensíveis. Racionalmente falando, há uma série de argumentos que defendem e até tornam aceitável. Mas cansa.

Acho que os protocolos da OMS são justamente pra tentar padronizar o máximo possível o enfrentamento à pandemia. Se ao menos a gente tivesse um ministro estilo Trump aí seria mais fácil explicar essa zona toda. Mas a verdade é que a Suécia sempre quis bancar a diferentona. Tipo, como durante a Segunda Guerra Mundial, quando o país se declarou “neutro”. Ficou em cima do muro, ajudou um pouco os alemães por baixo dos panos, ajudou judeus a fugirem; no melhor estilo servindo à Deus e ao diabo… exatamente como faz agora: não assume que tenha uma estratégia “larguemos os cidadãos às traças” mas também não tem como explicar a alta taxa de mortalidade da doença no país.

Há muitos casos em que a Suécia foi a diferentona e foi ótimo, fodástico: tipo quando o país foi o primeiro no mundo a tornar o uso de violência na educação de criação de crianças ilegal, o primeiro no mundo a criar licença para pais e mães longa; o país que elevou a segurança dos automóveis a outro patamar… Mas agora, sei lá, não poderíamos ser um pouco mais Maria vai com as outras?

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s