Diário Caipira-68

Hoje começou um dos programas de rádio mais populares da Suécia: Sommar i P1. Traduzindo numa linguagem popular seria um podcast onde pessoas famosas ou que tiveram destaque no cenário sueco em diferentes nichos falam sobre como se tornaram o que são.

Greta Thunberg abriu o programa desse ano. Eu sigo o movimento que ela acabou criando e tenho grande admiração pela coragem dela de dizer algumas verdades aos políticos do acontecendo todo. Sabemos que o sistema no qual vivemos está acabando com nossos recursos. Corremos o risco de acabar sem água e sem ar nos próximos anos e ainda assim continuamos agindo como se nada estivesse acontecendo. Eu sei que estou agindo assim… tento melhorar mas a gente sempre acha desculpas. Estava ansiosa por ouvir o programa dela e me senti chocada.

Infelizmente, há aqueles que preferem matar o mensageiro ao invés de se preocupar com a mensagem. É terrível ouvir de uma garota de 18 anos que ela teve que chamar a polícia para se proteger porque foi ameaçada de morte. E tudo o que ela diz é “parem de ignorar os sinais, ouçam a ciência”.

Eu tenho pensado bastante sobre o fato de que cientistas tem alertado há anos que uma pandemia atingiria o planeta mais cedo ou mais tarde. Ninguém ouviu, do mesmo modo que ninguém dá bola para a crise climática. Mas o que seria do mundo agora se os governos houvessem prestado atenção aos avisos dos cientistas? Os impactos da pandemia seriam os mesmos?

O que será de nós se continuarmos ignorando a ciência?

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s