Errata – Diário Caipira 153

Eu estava um caco ontem, o que é normal depois de passar uma noite limpando vômito e atendendo a criança vomitada. Mas eu precisava escrever uma errata antes de continuar com os diários.

No post de 13 de outubro eu contei que estive no bosque e colhi cogumelos pela primeira vez. Eu escrevi que os cogumelos conhecidos como kantarell são muito apreciados pelos suecos e que não há um cogumelo parecido com o kantarell que seja perigoso. Aqui a vai a errata.

Minha ou meu coleg@ da página Escandinávia e países nórdicos observou que o falso kantarell não é comestível e pode ser confundido com o kantarell. Várias pessoas me mostraram o falso kantarell e eu não acho ele parecido com o kantarell. Ainda assim é importante esclarecer que se o nome do cogumelo é falso kantarell é porque é possível confundir com o kantarell. O que eu acho ou deixo de achar no caso é irrelevante.

Kantarell aqui, e abaixo, o falso kantarell.
A imagem é do blog Yellow Bread

O falso kantarell é também conhecido por narrkantarell. A Central de Informação Toxicológica (Giftinformationcentralen) não classifica o falso kantarell como um cogumelo venenoso. O Svampguiden (um site autenticado sobre cogumelos) não classifica o falso kantarell como um cogumelo comestível. Enfim, o que isso quer dizer?

O falso kantarell pertence ao mesmo grupo de cogumelos venenosos do plugskivlingen. Nos forums do site Svampguiden essa explicação aparece quando as pessoas perguntam porque o falso kantarell não é categorizado como um cogumelo comestível. A Wikipédia sugere que o narrkantarell tem uma proteína agressiva ao organismo humano que se quebra quando o cogumelo é cozido/frito. Entretanto outros sites (como expressen) sugerem que o narrkantarell pode provocar uma espécie de intoxicação alimentar. Enfim, não se recomenda o consumo de narrkantarell.

Foi bastante interessante ler o forum do site Svampguiden porque nele há várias pessoas escrevendo para perguntar se o cogumelo que colheram realmente é um kantarell ou se é um falso kantarell. Há também muitas pessoas escrevendo que confundiram ambos e colheram apenas falso kantarell. Então, como expliquei acima, era realmente importante escrever essa errata.

E você? Acha que o kantarell e o falso kantarell são parecidos?

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s