10 anos de Suécia

Eu tentei escrever ontem mas estava desanimada demais. Há umas três semanas atrás estava na expectativa por esse dia e pensando em comemorar. Depois foi batendo uma saudade… E cagou tudo.

Acho que essa pandemia torna tudo tão sensível. O Brasil normalmente fica longe. Agora parece fazer parte de outro quadrante do universo. Se eu ler as notícias então até parece que o Brasil está numa outra dimensão. Mas como eu sou desconfiada às vezes me pergunto se não seria o contrário e a Suécia é que é a diferentona…

Já ouviu aquela teoria de que todas as nossas impressões do mundo são subjetivas, não é? Agora, já ouviu dizer que talvez nada do que vivemos seja verdade, que nosso cérebro pode estar pregando uma peça, e tudo o que vemos e ouvimos não é real? Tipo como em Matrix mas sem a pira de que seríamos apenas fonte de energia para máquinas. Eu fico pensando que isso explicaria saudade e tristeza, por exemplo, poderia colocar nossas perspetivas em relação a felicidade e tristeza de cabeça pra baixo.

Se a minha vida na Suécia não é real, como posso estar feliz com ela? Se a minha vida no Brasil não era real, como posso ter saudades dela?

Enfim, eu havia pensado escrever uma série de posts para falar das belezas da Suécia, mas a minha bola está bem murcha e minha única disposição no momento é viver a saudade do Brasil.

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. (Canção do Exílio por Gonçalves Dias).

Um comentário sobre “10 anos de Suécia

  1. Parabéns pelos seus 10 anos de Suécia.
    Gostaria que você soubesse que os seus posts foram fundamentais para que eu me adapta-se na Suécia e o seu blog foi de extrema importância para que eu começasse a escrever o meu.
    Fica bem, tá?
    Um abraço apertado ❤️

Agora vamos prosear!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s