Oiii
Há algum tempo atrás se você entrasse aqui encontraria um guia tipo perguntas e respostas sobre a vida na Suécia. Aí o Globo Repórter fez um programa sobre esse reino verde (que, na verdade, de acordo com a Joana, é o país dos 50 tons de cinza) e eu entendi, finalmente, que ninguém lê/lia o que estava escrito. Umas poucas pessoas usavam o óleo de peroba para dizer: oi, eu li a página “leia antes e perguntar” mas ficou uma dúvida… como tirar o visto para a Suécia?????
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
E a pergunta está… er.ra.da! Torta na cara deles!
Porquê:
1. Não respondo perguntas sobre o visto. De qualquer natureza. Você tem dúvidas? Bem vindo ao clube, eu também tenho! Então faça como eu fiz: contate a embaixada (eles falam português viu?). Lá trabalha um monte de gente que ganha a vida resolvendo pepinos e abacaxis referentes ao visto de moradia para a Suécia. Se você fala inglês pode resolver seus problemas diretamente com o departamento de migração sueco, o Migrationsverket.
2. Não deixarei links para esse e aquele site aqui. Normalmente eles quebram, mudam e… pô não tenho mais tempo para resolver essas coisas. Além disso, você encontra tudo no Google. Isso mesmo. Até formas de construir bombas você acha googlando. Fatos sobre a Suécia são bem menos complicado e dramáticos do que isso, vai por mim. Agora, se você não sabe procurar coisas no Google, recomendo um curso de informática (ou joga no Google: como usar o Google tutorial – você vai ficar surpreso).
3. Meu nome é Maria Helena, não me importo se me chamar de caipira, de freitas ou de guria. Mas não posso ficar batendo papo na web faz um tempo. Tenho um bebê para cuidar. E um marido. E eu mesma. Aí quando rola de ter tempo eu entro na web para ver abobrinhas e dar risadas com os meus amigos, os de lá e os de cá. Sim, eu sou uma pessoa normal.
4. Se você quiser saber mais sobre como vim parar aqui, como é a adaptação, se eu sou feliz e bla bla bla… hoje é seu dia de sorte! Escrevi cerca de 300 posts sobre isso. Varsågod, como se diz em sueco. Se não curtiu meu ponto de vista, não há problemas: há outros tantos blogs sobre a vida na Suécia. Entre os ativos estão o Mulher de Fases, Boneca de Neve, Diário de uma Teimosa e o Lagarta Vira Pupa (use o Google!).
5. Como eu disse, estou cuidando do meu bebê. Um dia voltarei a blogar e quem sabe nesse dia eu volte a responder perguntas sobre coração aperreado caído de amores por um sueco. Ou uma sueca. Até lá, use sua melhor amiga para desabafar. Aliás, aqui vai uma pergunta grossa: por que diabos você acha que eu posso te ajudar nesse quesito, se eu não te conheço, não conheço o bofe e nem sei qual é a vibe de vocês? Eu tenho um marido sueco, mas ele é um indivíduo único e maravilhoso, por isso mesmo eu estou lutando aqui para ficar ao lado dele. Se fosse assim tão fácil achar exemplares semelhantes eu não escreveria esse blog.
6. Se você vai casar com um sueco e não sabe como resolver a papelada, tenho um segredo para te contar: seu noivo, sueco, descobre isso numdoistrês no site do Skattverket. Foi isso que aconteceu quando eu casei, meu marido arrumou tudo porque ele é sueco e as regras são suecas na Suécia (que estranho né?). Se fosse no Brasil, eu teria resolvido as paradas.
7. A Suécia é um país lindo e eu adoro passear por aqui. Mas eu sou péssima para tirar fotos e dar dicas de passeio. Nunca lembro quanto paguei, onde comi, se era grande o espaço, quando está aberto, essas coisas. Mas a blogesfera é enorme e tem gente que é muito melhor do que eu nisso. Se você quer dicas de turismo, o site Diário de uma Teimosa tem dicas muito boas e explicadinhas (e com fotos) para você passear e se esbaldar por aqui. E ah, você também acha ele facim facim no Google.
8. O custo de vida na Suécia é alto. Alto tipo como é em Brasília. Ou Rio de Janeiro. Ou São Paulo. Na verdade, nunca morei em nenhuma das três cidades por isso não sei dizer se o custo de vida aqui em Göteborg é igual ao custo de vida de lá. Só sei repetir o que todo mundo diz, e todo mundo diz que o custo de vida aqui é alto. Mas e então, isso quer dizer que eu não sei qual é o custo de vida em Stockholm? Não eu não sei. E além do mais, eu duvido que você saiba o custo de vida de Maripá. Maripá fica no Brasil e lá o custo de vida é diferente do custo de vida de Sampa, daí que aqui na Suécia acontece o mesmo e o custo de vida de Göteborg é diferente do custo de vida de Stockholm.
Só tem um tipo de contato que eu continuo respondendo: se você quiser reclamar das calcinhas suecas, pode me escrever… porque é pra acabar né?
PS.: Eu não sou tão ranzinza assim e, entre uma troca de fralda e outra, posso dar uma mão rapidinha se você me mandar uma mensagem lá pela página do facebook. Tem um atalho para ela ali do lado direito, bem em cima.
A gente se fala. Ou não.
Oi Maria Helena,
Deixei um email pra ti e adorei esta sua idéia de disponibilizar estas ajudinhas pra os desesperados como eu……
Bj
Gerusa!
CurtirCurtir
Nossa, falou tudo! Juro que cada vez que me perguntarem da Suécia vou dar um control C+control V nessa página! : )
CurtirCurtir
Oi pessoasssss!!!
Gerusa!
Bem vinda ao blog! Ou… eu acho que já te vi por aqui mas não tenho certeza. Ultimamente ando tão ruim de memória que esqueci parte das minhas letras de músicas favoritas! Vi seu e-mail (que estava no spam), obrigada por deixar o coments!
*****
Mariana,
Hahahahah – to me sentindo uma gênia!!!
Então, mais uma Mariana de Ludvika? Que legal, seja bem vinda e volte sempre! E pode deixar coments que eu respondo…
Beijos flores!!!
CurtirCurtir
Olá Maria!
Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog, a princípio comecei a ler para planejar nossa viagem (eu e meu marido) a Gotemburgo agora em janeiro de 2013, mas o blog além de ser informativo é super interessante e divertido, adorei!!Vou te mandar um e-mail, fique tranquila que já li o : Leia antes de perguntar…rssss
Bjoca flor!
CurtirCurtir
Olá Sharon!
Já vi seu e-mail e vai rapidinho a resposta!
Obrigada e feliz 2013 para você!
Abraços!
CurtirCurtir
Oi, eu tb sou brasileira de cascavel e moro em gotenborgo com o meu noivo, achei interressante encontrar seu blog. Se vc quizer me contactar meu email deixo meu e-mail e informações de contato…
Seria legal saber mais de uma cascavelense que esta morando aqui.
bjos e aguardo algum sinal de fumaca
CurtirCurtir
Oi Josi!
Já peguei suas informações, vamos conversando!
Abraços e bem vinda ao blog!
CurtirCurtir
Obrigado pelas dicas Maria.
Abraço!!
CurtirCurtir
oi, Maria!!
To bem na funcao de descobrir todas essas coisas…a minha vontade de morar em Estocolmo e grande…mas anda dificil, acho que vou conseguir so pelo estudo mesmo, mas nao sei se posso pagar pelo mestrado sem um emprego ai, teria que trabalhar tb…sou professora de linguas e ingles fluente nao eh problema e ja estudo Svenska… so que o namorado Sueco ta meio sumido…HEHEHEHE, ta dificil de andar a coisa, mas coloquei isso na minha cabeca e ninguem tira…sera que vai dar certo???
CurtirCurtir
Olá, olá!
Por nada Felipe!
Esteja a vontade… hehe.
*****
Carol,
A maioria dos mestrados aqui são com bolsa, não vai precisar trabalho não fia. Não tem um jeito de você participar de um projeto de pesquisa se estiver trabalhando, ao contrário, você trabalha no projeto e ganha pela universidade. Leia mais sobre por meio projeto Brasil sem Fronteiras.
Até mais!!!
CurtirCurtir
Oi Maria,te deixei um email sobre algumas duvidas que tenho,rss’ curto muito seu blog,de verdade! parabens! espero sua resposta! até mais!!
CurtirCurtir
Alooo Vini!
Já vi seu e-mail! Obrigada e seja bem vindo ao blog!
Até
CurtirCurtir
sim,eu vi!! ^^ muito obrigado por responder haha,inclusive mandei uma resposta,se tiver um tempo olha lá!! até mais
CurtirCurtir
Pingback: Eles sonhavam com um trabalho na Suécia… | Uma Caipira na Suécia
Oi Maria!
Te mandei um email… com duvidas pra variar! hehe
To lendo todo teu blog, muito legal :)
Beijos
CurtirCurtir
Oi guria!
Bem vinda!! Eu vi o danado, vou tentar responder hoje…
Beijos..
CurtirCurtir
ahhh que legal :D
beijao
CurtirCurtir
Oi Maria…
Sem perguntas…por enquanto!!! rss. Quero te parabenizar pelo seu blog, achei por acaso, mas acabei por passar horas lendo, super bacana seu jeito de informar e interagir! Vou te mandar um e-mail. Beijinhos. Milde
CurtirCurtir
Já vi seu e-mail Milde…
Bom comentar também que você salvou outras duas pessoas. Esperei seu e-mail e quando não vi na caixa de entrada fui lá procurar e pá, lá estavam dois outros viventes no limbo do lixo eletrônico…
Te respondo assim que der!
Beijos!
CurtirCurtir
ola Maria Helena… enviei um email pra ti hoje… se der, qdo der, ajuda eu! ah… e por favor, nao deleta! hehe… brigadinha e bjim
CurtirCurtir
Oi Fernanda! Ainda não recebi o email… manda de novo guria!
CurtirCurtir
Quero te parabenizar pela forma descontraída e dinâmica de escrever. Te achei meio que por a caso . E fiquei fã do seu blog.
Desisti de ir a praia por causa das recomendações quanto aos raios UV (acho que to ficando meio paranoica..rsrsr), então preferi ficar em casa no ar condicionado e achei teu blog…… Estou amando saber dessa cultura tão diferente da nossa de uma forma tão especial……..
Já cadastrei meu email…..Se algum dia for visitar esse país, já vou estar craque….rsrs
Beijos
CurtirCurtir
Ola Maria, mandei um email para voce. Preciso de sua ajuda. Parabens pelo blog e pela pagina. Aguardo, ansiosamente, sua resposta. beijo Ju
CurtirCurtir
Olá Maria! Me encontrei c seu blog qd procurava informações sobre o emprego para ASs na Europa. Gostaria que contasse sobre essa experiência … Tenho muito interesse em atuar em outro país. Abraço !
CurtirCurtir
Olá Isa,
Eu falo um pouquinho sobre isso no blog. Faça uma pesquisa com a palavra assistência social que alguns posts aparecerão. Mas eu tenho pouca experiência na área aqui, só trabalhei com pessoas com deficiência e sem tetos até o momento. Vou começar para valer em maio.
Abraços
CurtirCurtir
Você me ajudou muitão! :)
CurtirCurtir
não vi comentário sobre uma série que me agradou bastante – bron/broen (creio que a versão primeira do q viria como the bridge). tb anno 1790
CurtirCurtir
Ai guria,
Vou comentar aqui pq não achei mais o dito botão para palpitar no seu último post. Leio o seu blog quase sempre, e quando fico tempo sem ler rolo todas as páginas e tento ler tudo só para me sentir por dentro das novidades, mas acho que até hoje só deixei um comentário. Quando te conheci vc tinha mudado recentemente, e eu li o blog de cabo a rabo pq estava indo á Suécia para turismo, compartilhei muita coisa com o meu namorado, e hoje em dia quando ele me pergunta: “O que está fazendo?” e eu respondo: “lendo o blog da Maria”, ele nem questiona quem é, e depois já pergunta das novidades, se vc já conseguiu emprego na sua área, e coisas do tipo. E o que eu quero hoje, é te agradecer por dividir todo o seu conhecimento, anseios e aprendizados conosco, e te dizer que por mais que eu fique quietinha sofro contigo também, morei na Irlanda um ano e foi a experiência mais louca da minha vida, o legítimo amor e ódio, depois de voltar para o Brasil fiquei com a ânsia de ir embora denovo, ainda que com o coração na mão por causa da minha família e meu mundo, mas quando leio o seu blog me identifico com muita coisa e isso me faz repensar questões que pesam na decisão de ir embora ou não, enfim, chega de papo pq sei que vc está muitíssimo ocupada agora. Felicidades mil por saber que o Ben já nasceu, e que você já se tornou uma mãe super exemplar (achei a história do saci lindo, mas não consegui ver a foto). Fica aqui os meus desejos de muitas felicidades para essa família linda e sustentável que vocês formaram.
CurtirCurtir
Ola Maria, adorei seu blog, eu li o poste todinho antes d fazer uma pergunta por email ta, rsrs, aguardo anciosa pela resposta.
Bjoks
CurtirCurtir
Oi guria!
Eu não recebi seu email. Quando você mandou?
CurtirCurtir
Boa noite, Maria!
Esbarrei no teu blog por acaso, em casa de uma amiga inglesa que reside aqui na Suécia. Eu acredito que seja uma conexao angelical, se me entendes, ahhhh. Eu tb tenho uma longa aventura que contar, mas nao agora, porém, acredito que talvez, através de tuas dicas, resolva minha situaçao.
Parabéns por tua atitude em ajudar. Muitas bendiçoes para ti e os teus.
CurtirCurtir
Olá, gostaria de fazer uma pergunta mas não encontrei o seu e-mail, pode me passar? Adorei o blog, muito completo! Parabéns!
CurtirCurtir
Oi Jhady,
Gostaria muito de ajudar mas estou realmente sem tempo para responder comentários e dúvidas, estou com um bebê pequeno e dei uma pausa nas postagens. Recomendo que busque um grupo de brasileiros na Suécia pelo Facebook.
Abraços
CurtirCurtir
Pingback: Guia rápido e rasteiro para mudar para a Suécia | Uma Caipira na Suécia
Olá Maria ! Como vai ?
Gostaria de saber se você poderia me indicar algumas imobiliárias que vendam apartamento em Estocolmo.
Além disso você poderia me passar seu e-mail ?
Abraços
Leticia
CurtirCurtir
Oi Guria!
Eu não moro em Stockholm. Me manda mensagem pela página do Facebook que fica mais fácil.
Abraços
CurtirCurtir
Olá Maria, parabéns pela metodologia sábia de escrever. Muito fácil e engraçado. É o seguinte, tenho uma empresa no Brasil, trabalhamos na construção e manutenção de casas e apartamentos. Temos ótimos contratos com o governo do estado, porem a violência me faz ter iniciativas de buscar outros países para viver e criar meus filhos. Em 2009 morei nos EUA, onde tbm trabalhei na construção e reformas de hotéis. Eu gostaria de saber se tem a possibilidade de ir com minha equipe para a Suécia trabalhar no mesmo seguimento. Temos uma ótima equipe de serviço. Construímos uma casa da fundação até o acabamento final. Estamos a procura de alguém que tenha interesse de ser parceiro da empresa e trabalharmos juntos. Quem sabe ate mesmo vc ou algum conhecido seu. Somos evangélicos e homens do bem, dignos e trabalhamos com toda honestidade e capacidade técnica. Espero por um conselho seu. Já que isso é um dom que Deus te deu. Um beijo no coração.
CurtirCurtir
Kkk adorei um post que li e agora este aqui….. realmente deve ter muita gente tentando terceirizar a pesquisa com VC….
CurtirCurtir
Meu noivo é sueco e estou de mudança e gostaria de trocar algumas figurinhas. Mas depois de tanta grosseria deixa pra lá, vou em algum dos sites sugeridos. Bjs querida.
CurtirCurtir
O ano é 2020 e cá estou eu passeando pelo seu blog que diga-se de passagem, eu adoro demais a forma como você aborda os assuntos! Estou morando aqui e amando esse país apesar do sueco ser um tiquim difícil, mas com tempo e paciência chego lá…
Super abraço e não suma daqui.
CurtirCurtir